SUBVERTA

Pesquise as verdades primitivas aqui.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Rookmaaker - Palavra Antiga

Palavra Antiga

Eu já compartilhei aqui em outro texto (clique aqui para ler) o meu pensamento sobre a predominância na música evangélica brasileira. Não é segredo para os meus leitores que não tenho paciência para escutar os apelos mimados de "...restitui Senhor, eu quero de volta o quê é meu..." e corações rancorosos degustando vinganças com sabor de mel.

Também não é novidade o que eu penso a respeito do movimento neopentecostal, que por ter tomado proporções enormes acabou por "representar" para os desavisados o protestantismo brasileiro - nada mais injusto e falso.

Mas existem os sete mil que não se dobram diante de Baal. Ainda existe os profetas dispostos a perderem cabeças na bandeja de prata. Homens que tem compromisso com as Escrituras e não com pseudo visões dadas por "deus"!

Quero compartilhar a inteligente música Rookmaaker da banda mineira Palavra Antiga. A letra dessa bela canção é uma manifestação direta da influência do escritor Henderik Rookmaaker sobre o pensamento de Marcos Almeida, estudante de Arte - Educação, compositor e cantor do Palavra Antiga. 

Essa música mostra a importância de ser conhecedor da cultura além dos currais eclesiásticos para que possamos dialogar com o mundo de uma forma sensata, sadia e relevante. Contudo, não é apenas pela boa letra que se destaca esse quarteto formado por dois mineiros e dois capixabas. A estética sonora do P.A foge do óbvio, traz uma mistura de ritmos que só quem está antenado com a arte num todo consegue produzir. 

Uma nota interessante é que os músicos do Palavra Antiga eram os músicos da banda da Heloísa Rosa, outra artista que vai na contra mão desse mercado "golpel". 

Ou seja, música boa! Tá tudo em casa!

Estou postando uma versão acústica, mas você pode ouvir na versão original fazendo o download aqui.


Site da banda: http://www.palavrantiga.com/


Degustem.


Composição: Marcos Almeida

Rookmaaker

Eu leio Rookmaaker, você Jean Paul Sartrê.
A cidade foi tomada pelos homens.
Na cidade dos homens tem gente que consegue ler,
mas os outros estão néscios pra Ti.

Eu canto Keith Grenn, você canta o que?
A cidade está cheia de sons.
Na cidade dos homens tem gente que consegue ouvir,
mas os outros estão surdos pra Ti.

Vem jogando tudo pra fora.
A verdade apressa minha hora.
Vem revela a vida que é nova.
Abre os meus olhos agora.

Eu fico com a escola de Rembrandt você no dadaísmo de Berlim.
A cidade está cheia de tinta.
Na cidade dos homens tem gente que consegue ver,
mas os outros estão cegos pra Ti.

Eu monto o paradoxo no palco. Você anda zombando da Cruz.
A cidade está cheia de atores.
Na cidade dos homens tem gente que consegue dizer,
mas os outros estão mudos pra Ti.

Vem jogando tudo pra fora.
A verdade apressa minha hora.
Vem revela a vida que é nova.
Abre os meus olhos agora.

Toda vez que procuro pra mim algo pra ler, ouvir, olhar e dizer,
Senhor sabe o que eu quero.


Não me furto a certeza: és a Vida que eu quero.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Dia Em Que O Metallica Foi A Igreja




John Van Sloten está ficando conhecido como o “pastor canadense da cultura pop”. Em 2004 ele pregou um sermão sobre a banda de heavy metal Metallica e sua “mensagem  espiritual”. Ele não imaginava que alguém de fora de sua congregação, a igreja New Hope (Nova Esperança), na cidade de Calgary, fosse prestar atenção. Mas a propagação dessa mensagem tornou-se matéria em vários jornais do mundo, chegando até a revista Rolling Stone. Até a própria banda ouviu falar dele através de um DJ da rádio CJAY92.
Dias antes, o jornal  Calgary Herald tomou conhecimento do assunto e publicou um pequeno artigo sobre as intenções do pastor de unir duas coisas aparentemente tão conflitantes. O Metallica chegou a enviar uma equipe da Warner Music canadense para filmar o culto da igreja naquela semana. Afinal, o pastor John comparou os músicos aos profetas do Antigo Testamento que se levantavam contra a injustiça reinante em seu tempo. Porém, ao invés de profetizar em nome de Deus, eles fazem músicas que falam sobre esses assuntos. Afirmou ainda que a energia e o entusiasmo dos fãs da banda são um exemplo para os que seguem a Cristo.
No famoso sermão ele abordou ainda aspectos da vida dos músicos. Em especial as dificuldades que o líder da banda, o guitarrista James Hetfield, tinha com Deus e a igreja. Aos 16 anos ele viu sua mãe morrer em decorrência de um câncer após ser proibida de procurar ajuda médica e esperar a cura divina. Por causa dessa experiência o guitarrista compôs, entre outras, músicas como The God that failed (o Deus que falhou), onde canta “Eu vejo fé em seus olhos/ Você nunca ouviu as mentiras desanimadoras/ Eu ouço fé em seus gritos/ promessa quebrada, traição/ A mão curadora esta presa pelo prego enterrado/ Siga o Deus que falhou”.
Toda a repercussão e “fama” inesperada levou o pastor a fazer uma série de sermões sobre a cultura pop, que segundo ele mudaram a sua vida e de sua congregação. Passou então a analisar e pregar sobre filmes como a série do Homem-Aranha, até Gran Torino; bandas como Coldplay e Green Day; artistas como Van Gogh e Rembrandt. Van Sloten afirma que “Deus está falando em todos os lugares, através de todas a coisas. O motivo pelo qual preguei sobre todos estes assuntos é porque acredito que eles pertencem a Deus… E quando as coisas pertencem a Deus, elas são importantes e tem algo a nos dizer”, afirmou. Mas o pastor Van Sloten também precisou “pregar” sobre personalidades controversas como Lenny Kravitz e Freddy Mercury, quem ele admite ter sido o mais difícil.
Certamente é uma idéia intrigante, ainda que controversa, pensar que Deus falando através de tudo. Sério? Tudo? Através de um filme como Se beber não case? Até mesmo através de revistas de fofocas e celebridades? As músicas da Lady Gaga? Tal ideia afastou quase metade dos membros da igreja de Van Sloten.
O pastor de 49 anos viu sua congregação de 400  ficar reduzida a pouco mais de 200pessoas sentados no centro comunitário que a New Hope aluga para os cultos de domingo.Por opção, desde o início a igreja decidiu não investir em um prédio. “Eles pensavam que eu tinha ido longe demais, que iria abandonar completamente a Bíblia. Na maioria das outras denominações eu teria sido afastado”, admite.  Mas está convicto que os que permaneceram, “não conseguem mais assistir a um filme apenas por diversão. Agora eles se pegam constantemente perguntando: O que você está dizendo com isso, meu Deus? Quando se reconhece que Deus está falando em todos os lugares, você é forçado a participar, ver e ouvir com mais discernimento, fazer as perguntas certas .” Agora, seis anos depois de iniciar essa mudança, ele lança seu primeiro livro, que leva o título justamente de “O dia em que o Metallica foi à igreja”.
Mesmo sendo favorável ao discernimento e a necessidade de fazermos as perguntas certas, é difícil para a maioria de nós ver Deus por trás de certas coisas. Às vezes a questão não é: “O que você está dizendo com isso, Deus?”, mas sim “O que esse músico ou compositor ou artista está dizendo com isso?”
Certamente existem muitas obras de arte e elementos da cultura pop que podem revelar a Deus. Ele não se limita às manifestações religiosas e está presente mesmo em algo “secular”. Beleza e a bondade são manifestações da sua glória, seja o responsável  por essas coisas cristãos ou não. Mas algumas coisas são totalmente desprovidas de verdade, beleza e bondade!
Deus pode falar através de todas as coisas? Sim. Já falou inclusive através de uma mula, mas deveríamos ser  capazes de estabelecer um limite. Mesmo assim, ele afirma que pastores da Austrália e do Reino Unido foram inspirados por suas idéias. “Ouvi líderes de igrejas por toda a América do Norte dizendo ‘isso faz sentido’ – mas eles nunca tiveram uma base teológica para confirmar isso”.
Mesmo lançado por uma editora pequena, o livro chegou a ser mencionado pela rede CNN em uma matéria sobre religião. Os lucros obtidos com o livro, disse o pastor, não ficarão em seu bolso, mas serão doados integralmente para a sua igreja. Mesmo assim, este ex-corretor de imóveis, hoje escritor, sabe que muitos questionarão suas intenções. ”O tempo mostrará se essa é só uma moda ou se eu sou apenas mais um aproveitador” diz Van Sloten.
Talvez o pastor John esteja levando isso a um extremo. Talvez não. O tempo dirá. Chama a atenção o fato de a imagem de fundo da página de abertura novo site da New Hope ser a capa do livro. Cerca de metade do conteúdo promovido na página está ligado à promoção do livro. É bom lembrar que a editora Faith Alive também tem um bom site promocional para o livro chamado “Metallica na igreja” (AQUI). O primeiro capítulo pode ser baixado gratuitamente por quem estiver curioso sobre o tema  AQUI (em inglês). Vale destacar um dos comentários disponíveis no site, assinado pelo pastor Jonathan Vandenberg, líder da juventude das igrejas reformadas da Austrália:
“Acabei de ler The Day Metallica Came to Church e gostei muito. Sinto que ele registrou bem a importância de termos uma fé bíblica e, ao mesmo tempo, a necessidade de abraçar e explorar os elementos místicos e existenciais da fé e da revelação, vistos por numa perspectiva Reformada. Enquanto a teologia é algo que já abraçamos a séculos, o autor identifica esses elementos naquilo que vemos em nossos dias, o que renova e reafirma bem nossas teorias. Este livro fala à sociedade pós-evangélica, que está descobrindo uma visão do Reino em meio a (e através da) nossa cultura.”
release do livro disponível no site da Amazon diz:
O que a música feita por Metallica e Bach, o filme Crash, e histórias sobre Batman tem em comum? De acordo com o autor e pastor John Van Sloten, Deus podem falar  através de todas elas – se estivermos dispostos a ouvir. Out of his own startling and sometimes wrenching journey of discovery, Van Sloten mostra como Deus pode falar conosco usando qualquer coisa – músicas de heavy metal, filmes violentos, esportes e mesmo a última moda. Se você está atento, este livro pode mudar a maneira como você está acostumado a ouvir a voz de Deus, ou até mesmo a maneira como você vive.
Veja abaixo um trecho da pregação que deu origem ao livro.

Traduzido e editado por Jarbas Aragão © Direitos reservados
Com informações de Christianity Today,  The Calgary Sun e  Amazon
O livro pode ser adquirido  AQUI e o sermão completo do vídeo acima AQUI (em inglês)
Fonte: Pavablog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Mundo Pertence a Deus e Não ao Diabo!





"Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno". 
1 João 5:19



Por Marcello Comuna
Na mão do maligno o mundo padece. Na mão do maligno a sociedade se perverte.  

Essa afirmação de João é corroborada pela explanação que Jesus fez a Pedro: "Satanás o pediu para moer como trigo". Lucas 22.31

Qualquer ser pensante consegue olhar ao redor e perceber o péssimo trabalho que nós, seres humanos, executamos sobre a face da terra. O maligno na maioria das vezes não precisa fazer grandes esforços para instalar o caos, ele apenas incita o que há de ruim em nossa herança adâmica. O homem caminha ignorando Deus e com isso Satanás fica mais à vontade na Terra. 


Porém, é preciso ressaltar que o mundo não o pertence. Toda criação pertence ao seu Criador. Logo, cabe ao ser humano reduzir o espaço de atuação do mal. Nós cristãos somos chamados para anunciar um Reino de Paz, Justiça e Amor, somos embaixadores de Cristo (que moral hein?). Conforme o Reino de Cristo avança, o reino das trevas recua, foi isso que Cristo quis dizer quando afirmou que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja.

Contudo, muitos interpretam esse versículo de forma contrária. Visualizam uma igreja de portas fechadas e o inferno tentando adentra-la e, morrendo de medo, gritam: "Aí Gizus, o senhor disse que as portas do inferno não prevaleceriam, nos acode!!"

A mensagem é o inverso. São as portas das trevas que não suportam um Evangelho anunciado e corroborado em atitudes por seus embaixadores. Devemos romper os arraiais de nossos templos, da nossa pseudo cultura santa e intimar um recuo das trevas. Devemos estar onde o mundo sofre, onde o mundo está equivocado com seus valores e anunciar o evangelho.

Outro dia em um debate com um "irmão" sobre música secular, fui lançado na inquisição de sua ignorância quando eu disse que estava ansioso para assistir algumas bandas que tocariam no Rock in Rio. O super crente deferiu sua “exejegue”: O mundo jáz do Maligno! Insinuando que o mundo é propriedade do Capiroto. E mais, afirmou que se orgulha de não conhecer bandas que não sejam gospels! 

Graças a Deus não era ele que estava no Areópago e sim Paulo, se não ele iria rachar a nossa cara! Já pensou? Batendo no peito e dizendo: Não conheço Sócrates e nem Platão e tenho muito orgulho disso! 
Já que citei Sócrates - mode deboche on! (Quem ler entenda)

Desde quando jazer significa pertencer? 

Esse povo não se dá nem o trabalho de pegar um dicionário antes fazer suas severas afirmações!

Vamos elucidar (desenhar) a questão. Veja alguns dos significados no dicionário Português On line.


v.i. Estar deitado: o doente jazia na cama.

Estar estendido, imóvel, prostrado, morto: jazer no sepulcro.

Estar situado: o porto jaz distante.

Aqui jaz, aqui descansa (expressão usada como epitáfio).

O pior é que tem um monte de gente (acho que a maioria dos crentes) lendo uma coisa que não esta escrita! João afirma que o mundo está doente no maligno, padece em suas mãos. Isso não tem haver com o diabo ser o dono do mundo! Satanás não é dono nem do inferno! Quem dirá do planeta! Como que o mundo pertence a Satanás se na carta aos Romanos Paulo afirma que não há desculpa para os homens não crerem em Deus já que, toda a criação testifica a existência de Deus? Que soberania divina é essa que não consegue controlar os dons, talentos, acidentes e incidentes, alegrias e tristezas? Que Deus ilimitado é esse que só tem parte, propriedade, no universo gospel?

Desda Antiga Aliança que é a mesma história, o povo continua padecendo por falta de conhecimento. 

E assim, milhares de pessoas seguem alienadas uma religiosidade castradora e limitadora. Vitimas de líderes que alimentam o povo com uma comida adulterada. Vitimas de suas preguiças e comodismo, pois, não conferem a Verdade como ela é e permanecem escravos do pecado, agora translocados na religião.

Bom é sermos livres em Cristo e completamente satisfeitos n'Ele. Com essa consciência, somos livres para admirar as bandas do Rock in Rio sem depositar nelas, ou no evento em si, as nossas esperanças.

Só lamento pelo essênios do século XXI que se privaram de contemplar o talento de Deus derramado sobre suas criaturas. O show foi muito bom! Nesse fim de semana tem mais!

Abraços fraternos.

Red Hot Chili Peppers no Rock in Rio 2011*

* No dia 24, dia do show, seria o aniversário de 20 anos de Rafael Mascarenhas, filho de Cissa Guimarães, morto em um atropelamento no ano passado.

Rafael era um grande fã do Red Hot e afirmava que quando a banda viesse ao Brasil ele assistiria de qualquer maneira. Cissa, com a ajuda de Dinho Ouro Preto do Capital Inicial entraram em contato com a banda contanto a história e pedindo a homenagem com as camisas. Os caras toparam na hora.
Ficou lindo! Show de humildade e sensibilidade das Ardidas Pimentas.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Christian Hosoi - Testemunho Legendado


Por Comuna
Essa é a história de um dos skatistas mais relevantes dos anos 80, Christian Hosoi. Quando esteve no Brasil, inspirou-se no Cristo Redentor e criou a manobra Christ Hair. Hosoi foi um ídolo e hoje é um mito no mundo do skate. Sua conversão ao cristianismo influenciou e influencia milhares de jovens ao redor do mundo.
Hosoi continua como skatista profissional
Hosoi se viciou em drogas na adolescência, e mesmo sendo um skatista renomado, não conseguia abandonar os entorpecentes. Em 2000 a casa de Hosoi caiu. Foi preso com grande quantidade de droga em um aeroporto e foi condenado há dez anos de prisão por tráfico.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Um Chamado ao Inconformismo.



“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. 
Romanos 12:2


Por Marcello Comuna
Uma igreja relevante é uma igreja inconformada com o curso desse mundo. Um cristão relevante idem.
A prescrição é clara: Não se acomode, não aceite, não se conforme e não se contamine com o caráter  distorcido do presente século.

As palavras de Paulo nos lança direto para estrada apertada da responsabilidade de sermos sal e luz do mundo. Subverte nossa consciência a ir de encontro com o fracasso de um sistema competente em gerar riquezas, mas antagônico em distribuí-las. Romanos 12.2 coloca o dedo em riste diante a nossa natureza preguiçosa e covarde que idolatra toda zona de conforto.

Alguns entendem que a expressão “não se conformar com esse mundo” refere-se apenas a prática de pecados que estão na moda. Contudo, esse trecho das Escrituras nos lança além.
Um cristão que limita sua inconformidade a abster-se de certas práticas imorais está muito aquém de entender o quê Paulo quis dizer.

Antes de sermos cristãos somos cidadãos. Porém, há um senso comum da incapacidade de reação do nosso povo a opressão imposta pelo poder público. O rolo compressor do descaso com a educação e alienação cultural imobilizou a massa cidadã comum que, simplesmente não sabem fazer valer seus direitos, não sabem cobrar seus representantes. Contanto que não falte futebol, carnaval e cerveja, o pão e circo contemporâneo, a nossa revolta não passa dos nossos lábios demagogos.

“...transformai-vos pela renovação da vossa mente...”

Cristo não faz sua obra pela metade. A renovação de mente proposta por Paulo abrange mais que um padrão moral, abrange um padrão de justiça. É incompleta uma renovação mental que te leva apenas a abandonar os sete pecados capitais. É preciso ir além.

Temos a honrosa e nobre missão de fazer apologia do Evangelho do Reino e da Salvação entre os homens. Uma renovação de mente passa por uma consciência cidadã de inconformismo social com as injustiças do sistema vigente.

Como citado anteriormente, o povo foi furtado na educação. Hoje temos essa letargia como conseqüência. E a juventude presente segue alienada, nos dando um vislumbre caótico do que será nosso futuro. Os seguidores de Cristo foram chamados para dar gosto e iluminar o mundo em todas as esferas. As mazelas com educação, saúde e segurança pública também são responsabilidades da igreja. Relevância social agora!

Porém, deixo claro e afirmo pela história, envolver-se politicamente não é o caminho que a igreja precisa traçar para alcançar a relevância social. A igreja deve exercer seu poder como cidadã, uma cidadã de quase  151 milhões de pessoas (católicos e protestantes). Como instituição, a igreja tem isenção de impostos para fazer obra social. Se você é líder de uma igreja e acha que não é dever da sua instituição envolver socialmente com as demandas da sociedade, então seja ético, abra mão desse incentivo governamental. Pague imposto! 

Contra a PL122 a igreja mostrou sua força como cidadã, porém, permanece apática diante de outras demandas importantes da sociedade, como a luta dos bombeiros e dos professores. Heróis que sem dúvidas merecem nosso apoio. A igreja permanece sentada atrás da mesa com a sua covardia na mão. Uma igreja irrelevante socialmente é uma igreja conformada com esse mundo. Nossa zona de conforto é uma zona de pecado. Você peca quando se omiti!


“Pois tive fome, e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;
era forasteiro, e não me recolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo e preso, e não me visitastes”. Mateus 25:42-43

Precisamos acolher os mais necessitados individualmente e também no coletivo de forma social.


“Ao que ele respondeu: Digo-vos que, se estes se calarem, as pedras clamarão”. Lucas 19.40

Para nossa vergonha, a igreja tem que colocar o saco dentro da viola diante das obras dos kardecistas, por exemplo. E antes que você refute a afirmação alegando que a motivação deles é equivocada, lembro-te que fé sem obras é morta, logo, sua fé sem movimentação é hipócrita e sem vida. A igreja precisa se arrepender da sua demagogia e hipocrisia!

As pedras já estão clamando.

Minha oração é para que a igreja realmente seja inconformada, renove sua mente e meta a mão na massa não somente quando se sente ameaçada em sua zona de conforto.

Deus abençoe.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dúvidas São Conseqüências do Pensar




Por Marcello Comuna
Não me envergonho de mudar de idéia porque não me envergonho de pensar, já diria Blaise Pascal. 

Muitas certezas de outrora, não são certezas do presente. Compartilho uma delas.

Não  tenho mais tanta certeza sobre o livre arbítrio ou sobre a predestinação eterna. Ao meu ver, as Escrituras corroboram ao mesmo tempo as duas linhas de pensamento e, calvinistas e arminianos se digladiam  para que suas verdades sejam estabelecidas. Eu, nesse momento, estou mais inclinado a crer que livre arbítrio e predestinação se encontram em algum ponto que nossa mente limitada não consegue enxergar. Já li excelentes defesas de calvinistas e arminianos, contudo, nós, humanos, sempre estamos competindo e percebo sempre muito mais disputas do que; humildade, paciência e amor nas explanações de ambas as partes. Contudo, sei que haverá o grande dia em que não veremos mais em partes, e sim, face a face. Creio que nesse dia calvinistas e arminianos exclamarão um grande: Ahhhhh! Então era isso! Porque tenho certeza que, tanto calvinistas como arminianos, tem suas dúvidas sobre alguns pontos de sua própria doutrina. 

Ainda falta, e muito, o senso de serviço que Paulo nos recomenda na carta aos Filipenses 2.3, em que diz: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo".

Veja como esse senso de serviço eliminaria quase todos os problemas de relacionamento da humanidade, em qualquer esfera, em qualquer grupo.

Porém, esse ensinamento Paulino vai de encontro com o inconsciente coletivo alimentado pelo sistema capitalista que vivemos. Alguns acusam o comunismo de ter patrocinado atrocidades e exterminado mais de cem milhões de pessoas ao redor do mundo. Porém, o capitalismo matou centenas de milhares de pessoas e continuara matando, porque esse sistema se alimenta e alimenta do que há de pior no ser humano. O egoísmo e a ganância. As guerras precisam acontecer para o bem financeiro da indústria bélica, e a indústria bélica financia o sistema. Ainda haverá muitos latrocínios nos cruzamentos da urbanóide, muitos chefes de família, como meu pai, morrerão reagindo assaltos defendendo os seus bens, porque somos induzidos a amar mais as coisas do que as pessoas, e às vezes, até mais que a nós mesmos.

O capitalismo pariu o consumismo, o individualismo e o egocentrismo. E essa trindade satânica matou e continuara matando muito mais que qualquer outro modelo. 

Contudo, não pretendo fazer defesa de nenhum sistema. Apenas não tenho uma crítica amedrontada no pior estilo Regina Duarte na campanha presidencial de 2002, nem tão pouco a paixão cega pela revolução socialista que embalou minha adolescência. Hoje, minha bandeira é o sistema do Reino, que será oficializado em breve pelo maior Revolucionário Subversivo, Original, Justo e Amável que já existiu, Jesus Cristo de Nazaré.

Como um adepto direto dessa revolução do amor ensinada pelo meu Comandante, atuo no flanco da subversão reinista e posso observar que, o paradigma da religião é o maior entrave na missão da grande comissão de Cristo. O pecado derrubou o homem, a religião o impede de se levantar.

Há séculos foi erguida uma muralha de religiosidade que separa muitas pessoas de Deus. Uma muralha que foi construída por mãos humanas. Existem chaves quebradas por homens dentro das  fechaduras que abrem as portas que levam ao encontro genuíno com Cristo e seus valores. Homens que nos tempos de Jesus tinham o título de interpretes da lei. Sobre esses, o Messias afirmou: "Não entram e não deixam ninguém entrar!" (Mateus 23.13)
Cristo veio anunciar um Reino de justiça e amor, não veio fundar uma religião. Sei que para muitos é difícil demais lidar com essa afirmativa, pois a tradição da igreja tem mais peso que a liberdade de Cristo. A liberdade assusta quem sempre viveu sob rédeas. 

Tudo passará, inclusive o formato de igreja institucional que temos hoje, o que não passará serão as palavras do Mestre. Seus valores, seus ensinos. E a igreja subirá como diz a profecia, mas não no formato empresarial que funciona hoje em dia.

Seja você uma igreja móvel, seja você um divulgador do Evangelho do Reino. Quando suas atitudes se tornarem um outdoor de amor e justiça, será mais fácil compartilhar o Evangelho da Salvação.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Que Me Venha A Tristeza Então!



A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração”. Ec. 7:3.

Por Carlos Moreira
Nós vivemos na sociedade da fuga. Foge-se de tudo e, não raro, de todos. As pessoas fogem da realidade, vivem entorpecidas por psicotrópicos, não suportam o mundo como ele se apresenta. Em recente reportagem da Folha de São Paulo, constatou-se que o ansiolítico Rivotril vende mais no Brasil do que Paracetamol e Hipoglós.

Pessoas em fuga... Elas fogem de situações difíceis, inventam uma “mentirinha branca”, aquela que não trás prejuízos... Foge-se do gerente do banco, pois a conta está estourada, foge-se do síndico do prédio, pois o condomínio está atrasado, foge-se do cliente, pois a entrega está fora do prazo acordado, foge-se dos filhos, pois eles demandam tempo, e tempo é algo que nós não temos...

Há os que fogem do confronto, são eternas crianças, tem medo da palavra mais firme, do olho-no-olho, da verdade nua e crua. Evitam a todo custo uma conversa sincera, por isso, criam desculpas esfarrapadas, marcam e não comparecem, prometem e não cumprem, têm medo do enfrentamento porque sabem que agiram erradamente, preferem o jogo de esconde-esconde, arrastam a situação por anos, se possível for. Já afirmava Charles Ferdinand Ramuz "Não basta fugir, é necessário fugir-se para o lado mais conveniente."

Há os que fogem de si mesmos... Tentam esconder o ser do próprio ser, enterram seus sentimentos nos escaninhos da alma, aprisionam suas consciências em masmorras de dor e solidão. Essa é, talvez, a pior das fugas! Friedrich Hebbel afirmou: "A vida da maioria das criaturas humanas é uma fuga para fora de si próprias.". Que agonia é existir apenas para fora, no simulacro, no disfarce, no embuste, é a existência performática, é a vida caricaturada, ou como disse Kierkegaard, “o grande baile de máscaras”.  

Tenho visto algo alarmante: pessoas fugindo de qualquer tipo de situação incômoda ou de desprazer. É a existência idealizada sobre a égide do hedonismo epicureu, é a busca pelo prazer, pela alegria e felicidade, tudo o mais deve ser evitado. Hospitais, funerais, doentes terminais, estações outonais, as pessoas não querem nada que as remeta as dinâmicas pertencentes à existência: a dor, a perda, o sofrimento, a solidão, a angústia, o medo. E haja Rivotril!   

Quero chamá-lo a realidade da vida! O sábio do Eclesiastes afirma que é melhor o enfrentamento com a tristeza do que a fuga dela. É a tristeza, e não o riso, que produz um ser mais “robusto”, uma espiritualidade sustentável, uma fé conseqüente. É girando o moinho da dor que as pessoas se transformam em gente, aprendem a solidarizar-se, a perceber o outro, tornam-se generosas, humildes, contritas e mansas. Somos todos seres singulares, mas bem poetizou o Frejat na sua canção “todo mundo é parecido quando sente dor”.

Não fuja da tristeza, ela pode lhe ser de grande valia na vida! É por isso que o apóstolo Paulo dizia que “regozijava-se nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições e angústias”, pois sabia que estes matizes da vida eram capazes de transformar suas fragilidades em fortalezas.   

Não tenho dúvidas de que Deus se utilizará mais da tristeza do que da alegria para forjar em nós um ser melhor, pois este é o convite para os que desejam caminhar no caminho: “tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Hb. 12:2.

Que me venha, então, a tristeza, pois eu sei, conforme o salmista, que os que “semeiam com lágrimas, com alegria ceifarão”. Quem na vida sai andando e chorando enquanto semeia, quem entendeu que lágrimas são sementes que germinam a felicidade, e que a terra regada com o sofrimento é capaz de produzir frutos de justiça, jamais deixará que qualquer tipo de dor passe em sua vida sem que ela produza paz e bem para o ser.


Via A Nova Cristandade