SUBVERTA

Pesquise as verdades primitivas aqui.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Lobo em pele de ovelha.



Os últimos dias têm sido para mim, em particular, extremamente difíceis. Tomei conhecimento da queda de um homem que “pastoreou” a minha vida durante dois anos. Eu tinha profunda admiração por ele, por sua mensagem cristocentrica, o clamor pela santidade, seu extremo carisma. Agora a enorme decepção. Ele está sendo acusado de adultério com quatro mulheres, inclusive com uma menor de dezesseis anos, desvio de verbas dos dízimos e ofertas, calotes em membros, proselitismo doutrinário entre outras. A cada dia aparece alguém descontente colocando para fora o podre daquele homem. Alguém que por realizar a relevância evangelística que tanto desejamos, foi matéria de revistas como Isto É, Veja, Época, entre outras. Um homem que fazia a igreja rir como num circo e ao mesmo tempo chorar e se arrepender dos seus pecados ao descortinar a santidade de Deus.

Eu me pergunto todos os dias: Como pode alguém pregar com tanta eloqüência sobre santidade, caráter de Cristo, e viver tudo ao contrário?

Todos somos pecadores e cometemos erros, uns pequenos, outros enormes, de uns somos absolvidos, de outros não, temos que pagar as conseqüências. Assim é o processo de conversão, assim é nossa passagem pela terra. Sempre vendo em partes até o Dia em que veremos face a face.
Porém, só desfruta desse amadurecimento quem se permite converter, quem se permite entrar no Caminho estreito de diminuir dia após dia para que Cristo cresça em si mesmo.
Acredito que esse homem nunca tenha se permitido realmente entrar no Caminho estreito. Apenas seguiu as regras judaizantes praticadas em sua igreja, não tocando naquilo, não comendo aquilo outro. E como Paulo dizia, isso não tem valor algum contra o pecado. Foi tratando o seu câncer com aspirina, e enquanto isso, a doença crescia cada dia mais, até começar a feder e comer a carne, sendo visível aos olhos de todos.

É preciso ser sincero com nós mesmos. É preciso se auto-avaliar, é preciso colocar um espelho diante de nós todos os dias, e o espelho mais nítido que temos são as Escrituras.  Os tempos são maus, e a atmosfera que vivemos na pós-modernidade é altamente confortante para a nossa natureza soberba, arrogante, lascívia e vaidosa. É preciso guerrear contra nós mesmos, muito mais do que contra o diabo.

Talvez esse pastor nunca tenha caído, porque talvez ele nunca tenha estado de pé. Para todos aqueles que estão vivendo em um pecado fica a sugestão: Avalie-se. Veja se realmente você está caindo em pecado ou se você nunca esteve de pé sobre ele. Veja se todos esses anos de sua vida foram seguindo realmente a Cristo ou a uma religião. Tente enxergar em você os defeitos que você enxerga nos outros.

Abandone sua zona de conforto e mergulhe no seu esgoto interior até conseguir achar Cristo dentro de você. Agarre-se a Ele e peça para que ele o leve para cima.  Entenda que sua carne, sua natureza humana é pervertida e que, nenhuma regra, hábito, rotina, hobby, casamento, ministério, poderá livrá-lo dos seus desejos mais sórdidos.

Como diria John Piper: Faça guerra! Crie um motim espiritual dentro de você, uma rebelião contra o comodismo com o pecado. Tenho visto pessoas religiosas escravas do sexo, do exibicionismo, da vaidade e da mentira, e também tenho visto as conseqüências em não detectar o problema. A religião costuma mascarar esses demônios internos, os esconde dentro de uma caixa de Pandora. Inevitavelmente, em algum momento as circunstâncias abrirão essa caixa e soltarão os demônios. Seja o desgaste do casamento, seja o desemprego, o reencontro casual com uma antiga paixão, ou qualquer situação adversa que for. Esteja pronto para que no dia mal você possa permanecer de pé.

Finalizo deixando para reflexão as palavras dita aos Hebreus.

Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados,
E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.
Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.” Hebreus 12.12-17

Não nos enganemos, com Deus não se tira onda! Sejamos livres para viver a liberdade para que Cristo nos chamou, porém, atentos para não nos tornarmos escravos da nossa liberdade.

Marcello Comuna.

4 comentários:

  1. Pois é, cara. Hoje, pela manhã eu meditei em Isaías 58. O povo não entendia como estava jejuando aparentemente dando o seu melhor e Deus não respondia. Podemos estar sinceramente errados. O povo realmente acreditava que fazia tudo certo até que Deus respondeu duramente, mas, respondeu e orientou o que deveria ser feito para se chegar ao conserto.

    Como vc mesmo escreveu, é aconselhável nos olharmos no espelho celestial e não escondermos nossa nudez diante do Eterno. É clamar diariamente pelo Seu perdão e pela regeneração do Espírito Santo.

    Eu estou há quase dez anos na caminhada cristã, irmão, e nunca vi o que aconteceu. Um escandâlo sem precendentes, uma profanação. O fato comprovado (adultério) é triste, lamentável... agora, brincar com o sagrado e com a Noiva de Cristo, foi inédito, nunca tinha testemunhado.

    Aproveitar-se de novos convertidos para moldá-los a seu bel prazer foi triste de assistir. Uma "eugenia" espiritual, uma covardia sem tamanho. A "visão", brother, sempre foi dele, nunca foi a da igreja, nunca. Ele criou uma denominação própria, totalmente distante da igreja matriz. Uma pervesidade com todos nós, os que se deixaram manobrar e os que sofreram calados.

    Agora, a congregação está crisolada, ou seja, sendo purificada como a prata... Espero que ele se converta de coração e receba o perdão. Espero também que as consequências disso tudo sejam reversíveis e que nenhum dos pequeninos se perca...

    Permaneçamos firmes!

    E que Deus nos proteja.

    Amém.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto.Lutamos pelas mesmas causas. O comentário acima também foi muito bom.
    Paz

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. legal o blog. ja estou seguindo, depois entra no meu blog e segue tambem, www.julianofabricio.com

    ResponderExcluir
  4. "É tão estranho, os bons morrem jovens". As vezes nem chegam nascer de verdade.
    http://oreinoperdido.wordpress.com/2010/12/30/carta-a-um-pastor-que-despencou/

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela é super importante! Comente esse texto!