SUBVERTA

Pesquise as verdades primitivas aqui.

domingo, 21 de agosto de 2011

Eu Quero Um Nirvana Gospel!



Na década de 90 em meio à monotonia e mesmice musical do cenário alternativo surgiu uma banda que trouxe um renovo harmônico para os ouvidos de quem não agüentava o mais do mesmo. Dos confins de Seattle surgiu o Nirvana, trazendo um novo jeito de fazer rock n’ roll. Com uma pegada punk rock, mas ao mesmo tempo com uma sensibilidade La David Bowie, o trio liderado por Kurt Cobain superou monstros de venda como Michael Jackson e Guns N’ Roses e influenciou as gerações posteriores. Foi um bom tempo que infelizmente durou pouco, muito pouco. Vitima de uma profunda depressão, Kurt Cobain resolveu acabar com tudo dando um tiro na própria cabeça. Um enorme desperdício de vida e de talento.

É similar na música cristã a agonia que precedeu o Nirvana e o movimento grunge na década de 90. Hoje é tudo mais do mesmo.  

Não existe conteúdo poético nas canções, não existe criatividade musical. É a mesma fórmula de sempre, a mesma forma. Os mesmos timbres, o mesmo evangeliques!  A mesma ineficiência em divulgar os valores do Reino. Apesar de ter ocorrido uma evolução técnica nas produções, o conteúdo continua estagnado e cada dia menos evangélico.

Sim! Menos evangélico! O tema que predomina nas musicas que se ouve nas rádios gospels é prosperidade financeira, cura, vitória e revanche contra os inimigos. Essas coisas não são os pilares do Evangelho do Reino, do Evangelho da Salvação.

Porém, o Novo Sempre Vem!

Apesar de estar em outro contexto, vejo o mesmo fenômeno que o Nirvana precursou acontecer na música cristã através de bandas geniais que tem surgido no underground cristão.

Estou particulamente em êxtase com a banda mineira Palavra Antiga. Hoje tive prazer em musicar minha adoração ao Pai escutando as treze maravilhosas faixas do disco Esperar é Caminhar (Baixe Aqui).

E não para por aí, Susana de Oliveira, Carol Gualberto, Rodolfo Abrantes, Stênio Marcius, entre outros, tem sido a esperança de musica relevante e de qualidade para os amantes da boa arte.
Susana de Oliveira
Carol Gualberto

É obvio que os tubarões fonográficos gospel não têm interesse nas verdades que esses músicos cantam, afinal, eles cantam os valores do Reino, e os valores do Reino vão de encontro com a teologia da prosperidade que corrobora as letras das suas prostitutas musicais.  Então, é provável que você não ouvirá esses nomes tocando nas rádios "golpels".

As verdades do Reino sempre estiveram na contra mão do sistema desse mundo. O cristianismo puro é marginal. A música cristã pura também.

Aqui no Verbo Primitivo você encontra subversão musical de qualidade.

3 comentários:

  1. Nem conhecia essas bandas aê [a não ser o Abrantes].

    Convém, porém, varão, uma cautela para não caírmos no erro de sempre. Assim como eles rotulam como muito bom e espiritual o que só toca na rádio, não podemos ser taxativos em dizer que o que toca na rádio é muito ruim e não espiritual. Afinal, eu não conheço o caráter e o coração dos cantores e compositores...

    E mesmo no som do Palavra Antiga (pelas músicas que ouvi) dá pra perceber uma influência de bandas que são ícone do mercado gospel europeu/Austrália/EUA e tocam nas rádios de lá ;)

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir
  2. Entendo seu argumento véio, porém, a boca fala do que o coração está cheio. Logo, o meu julgamento está baseando nas letras de suas músicas, principalmente. Um coração que só canta triunfalismo não está cheio do evangelho. É óbvio que existe excessões como em toda regra.

    Essa minha crítica é nacional, não estava argumentando sobre a gringa.

    ResponderExcluir
  3. Verdadeiras preciosidades, quem dera o padrão da indústria fosse este. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela é super importante! Comente esse texto!