SUBVERTA

Pesquise as verdades primitivas aqui.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Bruxas na Fogueira da nossa Hipocrisia.





"Olho para os nossos dias... Onde estão os profetas do Senhor? Onde estão aqueles dispostos a falar a verdade a qualquer preço? Onde estão aqueles dispostos a sacrificar a “carreira ministerial”, ou a “sujar” o currículo eclesiástico, ou mesmo a ser perseguido, ridicularizado, caluniado, ultrajado, desprezado? Existirá ainda algum profeta entre nós? Há quem possa em nosso meio dizer como Isaías “quem deu crédito a nossa pregação!” Carlos Moreira.

Por Marcello Comuna
Eu não tenho pacto com homens, com visões ou com esquemas. Também não me conformo à preguiça da minha carne em se acomodar ao status quo estabelecido, à sua enorme tendência em fugir do confronto, à sua ganância enrustida em busca de um bom salário como pastor ou como um burocrata. Estou determinado à pensar fora da caixa, talvez meu destino seja perder a cabeça em uma bandeja de prata, quem sabe? 

Faço minhas as palavras de Lutero, minha consciência está algemada a palavra de Deus. Então eu assumo o risco e estou disposto a pagar o preço. Que venham as pedradas!

As Escrituras me bastam! Seus ensinos são suficientes para me manter sadio na fé. Então, meu amado irmão, se minhas abordagem te chocam, me perdoe, mas esses são os meus valores. "Sou responsável pelo que falo, não pelo o que você entende".

Sistemas aprisionam as pessoas. Sistemas políticos, sistemas religiosos, todos eles. Alguns sistemas aprisionam com força bruta, outros com sutilezas na inserção de desejos, sentimentos e filosofias. Ditaduras civis e religiosas aprisionam corpos e mentes, sistemas capitalistas incitam o desejo por um consumo desenfreado. Chamam avareza e egoísmo de precaução monetária e acumulam riquezas. Justificam as guerras invocando a paz.

Em nome de Deus, em nome do progresso, em nome da paz, o homem mata, escraviza, manipula, aliena e estupra os sonhos dos menores e mais fracos.

Onde estão os profetas? Onde estão os poetas? Estou sufocado com essa nuvem densa de letargia, com essa atmosfera de adoração ao deus do hedonismo. 

O Estado rouba, ladrões teatrais se apresentam falsamente como representantes de Deus e roubam também. Eles são culpados por esses crimes. Porém, quando eu e você sentamos atrás da mesa com nossa covardia nas mãos nos tornamos seus cúmplices.

A verdade é que nos prostituímos por muito pouco. Nos vendemos por pequenos confortos que conseguimos comprar em dez vezes no cartão. Nos vendemos por uma casa própria, por uma estabilidade no emprego, por um título de líder na instituição eclesiástica, por uma promoção no trabalho. Nos escondemos em nossas tocas, em nossos mundinhos cheio de hipocrisias e contradições. Vez em quando, olhamos por cima do muro e lançamos nossas bombas de moralidade sobre uma sociedade decadente. Gritamos contra os gays! Gritamos contra o aborto! Gritamos contra os comunistas! Gritamos contra os capitalistas! Gritamos contra as bruxas! Gritamos contra tudo e todos que nos ameace o conforto. E declaramos: Somos defensores dos bons costumes! Que piada!

Amamos termos sido reconciliados com Deus através de Cristo, mas gritamos pena de morte para os psicopatas e pedófilos, como se houvesse respaldo bíblico pós Graça para alegar que nossos adultérios, vícios, cólera, inveja e egoísmo, fossem mais santos que assassinato e estupro. Parece que não entendemos que somos um monte de fezes dentro da mesma privada. Uns fedem mais e outros menos, mas nossa justiça continua sendo trapo de imundice para Deus. Os trapos gosmentos de um leproso.  

Acho brutal uma criança assassinada. Contudo, sei que tenho capacidade para ser igualmente brutal com quem tocar nos meus, inclusive se o assassino for um adolescente. Ou seja, somos a mesma coisa em estágios diferente, em condições sociais e psíquicas diferentes.

E no final, "quem ordena a execução não acende a fogueira".

Eu luto pelos valores do Reino de Cristo, O amo e amo seus mandamentos. E talvez seja por isso que meu estômago embrulha diante da hipocrisia e falso moralismo de uma burguesia indiferente ao caos, de uma igreja irrelevante preocupada somente em seu mundinho e sua cultura, que prega muito mais sobre moral, política, filosofia, do que sobre o amor. 

Mas eu ainda amo a igreja. Tenho que amar. Jesus a amou. Amo a comunhão sincera, amo a adoração espontânea, amo o servir humildemente, amo a luta dos irmãos em tornarem-se homens mais parecidos com o Mestre. E é por amar que me esforço para desconstruir costumes inúteis, doutrinas de homens que não se submetem a Bíblia, mas submetem a Bíblia aos seus achismos, distorcendo textos para corroborarem suas arrogâncias e vontades.

É por amar que escrevi esse texto, para que possamos tirar nossas máscaras de hipocrisias e lembrarmos o quanto podres e devedores nós somos. 

Somos uma sociedade de covardes prostitutas!

Creio na soberania do Criador sobre toda criatura e criação. Creio nas palavras de Jesus: As pedras clamarão!  

Já que não se levanta profetas em nossa cultura gospel, vamos ouvir Deus falar através da profetiza baiana Pitty. Veja como essa pedra clama contra nós!

"Livro" Anacrônico
Capítulo 2005, versículo 11.

Encaixotem os livres
Desinfectem os cantos
Estuprem as mulheres
Brutalizem os homens
Despedacem os fracos
Enfeitem a moda
Sodomizem as crianças
Escravizem os velhos
Fabriquem as armas
Destruam as casas
Façam render a guerra
Escolham os heróis
E queimem as bruxas
Deixa queimar...
E queimem as bruxas
Quem vai queimar?
Empurrem conselhos
Forneçam as drogas
Engulam a comida
Disfarcem bem a culpa
Protejam a igreja
Perdoem os pecados
Condenem os feitiços
Decidam quem vai morrer
Contaminem a escola
Violentem os virgens
Aprisionem os livros
Escrevam a história
E queimem as bruxas
Deixa queimar...
E queimem as bruxas
Quem vai queimar?
Quem ordena a execução
Não acende a fogueira
(Pai, rogai por nós)
Quem ordena a execução
Não acende a fogueira
(Pai, rogai por nós)
Quem ordena a execução
Não acende a fogueira
(Pai, rogai por nós)
Quem ordena a execução
Não acende a fogueira
(Pai, rogai por nós)
E queimem as bruxas
Deixa queimar...
E queimem as bruxas
Deixa queimar...
E queimem as bruxas
Deixa queimar...
E queimem as bruxas
Quem vai queimar?

4 comentários:

  1. Gostei do que disse o meu chará Moreira: "Olho para os nossos dias... Onde estão os profetas do Senhor? Onde estão aqueles dispostos a falar a verdade a qualquer preço? Onde estão aqueles dispostos a sacrificar a “carreira ministerial”, ou a “sujar” o currículo eclesiástico, ou mesmo a ser perseguido, ridicularizado, caluniado, ultrajado, desprezado? Existirá ainda algum profeta entre nós? Há quem possa em nosso meio dizer como Isaías “quem deu crédito a nossa pregação!” Carlos Moreira.

    Tremendo maninho, entendo a sua dor. E esta pergunta que o Carlos fez "onde esta"? é muito forte.
    Mas tenho certeza que sempre existirá 7000 mil joelhos que não se dobrarão. Eu creio do fundo do meu coração que ainda existe profetas como João Batista. Paz.

    ResponderExcluir
  2. Querido Marcello.Sua indignação ecoa em meu peito.Creio porém que tempos assim sempre precedem um genuíno avivamento da Igreja de Cristo.Tenho posto minha esperança de que isso em breve aconteça.
    Discordo de você no entanto quando você afirma que não existe "respaldo bíblico pós graça" para que eu defenda a pena de morte para estupradores e pedófilos.Essa pode ser a sua compreensão da graça, que não é e nem poderia ser de senso comum, uma vez que ainda que você assim a veja com firmeza, ainda continua sendo sua interpretação.
    Paz!

    ResponderExcluir
  3. Anselmo,
    Essa é minha esperança, um avivamento sorrateiro que já está em execução nos subsolos do sistema, principalmente na internet.

    Sobre a pena de morte, pós graça não consigo ver respaldo ou prescrição para tal à partir de Cristo. Quando olho para a Velha Aliança encontro facilmente, porém, na Nova, não consigo enxergar.

    Mas você bem disse, é uma questão de interpretação.

    Paz! É sempre um prazer tê-lo por aqui.

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela é super importante! Comente esse texto!