SUBVERTA

Pesquise as verdades primitivas aqui.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ser Líder É...




















Por Carlos Moreira

Que o mundo carece de heróis, todos já sabemos. O herói de nosso tempo, segundo o cantor e compositor Jorge Versilo, “aguenta o peso das compras do mês, sobe no telhado para ajeitar a antena da TV e fica acordado a noite inteira pra ninar bebê”. Mesmo sabendo tratar-se de um luxo, eu me satisfaria com bons líderes, ao invés de heróis, sobretudo na Igreja. Mas a safra atual é sofrível...


Por outro lado, olhando para Jesus, na tarefa hercúlea de transformar pescadores em profetas do Evangelho da Graça, reaviva-se em mim um soslaio de esperanças. De fato, o Galileu não enfrentou moleza. Imagino o desafio de lidar com os “espasmos emocionais” de Pedro, as vaidades e desejos de poder da dupla João e Tiago, a incredulidade de Tomé, além da ladroagem de Judas. Que time! Mas andar com Jesus fez toda a diferença. Por isso sempre serei um entusiasta do discipulado, pois creio que a melhor maneira de transmitir a fé é através da partilha da vida.



Vivemos no tempo da escassez, os economistas que o digam. Falta-nos quase tudo; o tempo é exíguo, o salário é pequeno, a paixão é passageira, a amizade é superficial, os desejos são fúteis... Para completar a lista, faltam-nos líderes, de todos os tipos e em todos os âmbitos: políticos, empresariais, sociais, acadêmicos e religiosos. Com tantas faltas, ainda insistimos em viver. Haja coragem!



Tenho olhado para o desafio de ser líder na Igreja. Quão grande ele é! Maior, talvez, do que eu pudesse imaginar. Se tenho conseguido ser um? Não sei, estou tentando, o tempo dirá.



Contudo, depois de tantos anos, imagino ter adquirido alguma “autoridade” para falar sobre o tema. Assim, compartilho com você umas poucas sugestões sobre o que imagino ser necessário para ser um líder. São 10 mandamentos que, creio, podem ser extremamente úteis na concretização de seus objetivos.



Se você quer ser um líder, então:



01- Desassocie mentalmente liderança de status ou poder. Líder é alguém que está disposto a servir, e não a mandar.


02- Esteja pronto para se decepcionar com as pessoas. As decepções serão muito mais abundantes que as certezas ou convicções que você tem sobre elas.


03- Aprenda a ser um “degustador” de derrotas. Você tirará mais proveito de seus fracassos do que de suas conquistas. É que as marcas marcam mais do que os marcos.


04- Seja paciente. Quase nada acontecerá da forma como você sonhou, no tempo que você imaginou ou do jeito que você planejou.


05- Conforme-se com o anonimato. Dificilmente alguém recordará o que você fez, ou reconhecerá o seu valor. Gratidão é artigo em extinção.


06- Acostume-se com a solidão, pois você se sentirá só muitas vezes.


07- Nunca perca o senso crítico e não negligencie ouvir a opinião dos outros. Você, na maioria das vezes, tem apenas fragmentos da verdade.


08- Desanime sempre que for necessário, mas não desista nunca. Desanimar faz parte da alma humana, superar o desânimo faz parte do propósito de um líder.


09- Tente construir vínculos duradouros. Sobretudo a certa idade, boas companhias lhe farão muita falta.


10- Não foque suas atenções nos que ficam pelo caminho, pois eles serão muitos. Atenha-se a investir nos que querem, e não nos que precisam, pios há uma grande diferença entre estas coisas.



Parece ácido, mas eu penso ser lúcido. Prefiro a dor da realidade a embriagues da ilusão. Se os dizeres lhe fizerem algum sentido, aplique-os a vida. O mais, você, assim como eu, aprenderá fazendo o caminho, enquanto o caminho vai sendo feito em você.



Sola Gratia!



O texto foi retirado do blog A Nova Cristandade e postado na íntegra. Eu porém, substituiria a citação à Jorge Versilo por B. Negão, com os versos de sua música Enxugando Gelo, na qual ele canta:

"...No último capítulo, vimos nosso herói encontrar-se em maus lençóis,
No momento crucial em que teve sua piada mensal fatiada, ao realizar a manobra arriscada de manter ao mesmo tempo: comida no prato, iluminação, água pro banho, bom nível de informação e temperamento intacto.

A seu favor, ele conta com sua quase total imunidade espiritual, corpo e humor  à-prova-de-contas, além de uma dose generosa de honestidade fazendo o diferencial,
Contra ele, credores-comedores-de-cabeça, agiotas ultra magnéticos (além de outras aves de rapina menos cotadas) de butuca, em cada esquina
..." 

Um comentário:

  1. O líder deve ser sempre o primeiro, o primeiro a ficar calado.

    O líder deve ficar sempre na frente, na frente do alvo e de frente para o atirador.

    Por falar em atirador, a missão dele é antagônica ao do líder. A missão do atirador é acertar o alvo, a missão do líder é ser o alvo.

    O líder é cheio de adjetivos, por exemplo: ele é uma pessoa responsável, responsável pelo erro dos outros.

    A líder não aceita ser defendido por ninguém.

    O líder não reivindica direitos de sua posição.

    O líder se adianta ao perigo.

    O líder nada enxerga com maus olhos, pensa estar voando mesmo em queda livre de precipício.

    O líder é predestinado a um único tipo de serviço, o serviço nunca reconhecido.

    E foi por causa do serviço que o líder veio ao mundo, ele veio únicamente para servir, e a exemplo de João o Batista, deve servir até o fim de sua vida, quando enfim servir a sua cabeça.

    O líder aprovado é o lider que foi produzido dentro dos padrões de gestão de qualidade dos para-choques automobilisticos.

    O lider certificado é aquele que oferece a outra face.

    O lider permiti ser atingido.

    Por favor, não vá pensar que na minha opinião o líder é um homem masoquista, quando o que eu quero dizer é que o verdadeiro lider é um ser humano pacificador.

    Alan Corrêa

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela é super importante! Comente esse texto!