SUBVERTA

Pesquise as verdades primitivas aqui.

terça-feira, 22 de março de 2011

Desvendando O Original no Verbo Primitivo Na Pós Modernidade.


Olá camaradas! A Paz do Eterno!

Mantendo o compromisso de tornar esse blog uma ferramenta relevante para edificação de quem por aqui navegue, tenho a honra e a alegria de comunicar que à partir de agora o programa Desvendando o Original terá suas matérias também publicadas aqui no Verbo Primitivo Na Pós Modernidade.

O programa Desvendando o Original foi idealizado e criado pelo jornalista e doutorando em linguística Daniel Lago (veja o curriculo dele aqui). Daniel é meu professor desde julho do ano passado na Faculdade de Teologia Wittenberg, e depois de estreitarmos relações nos cafés dos intervalos das aulas, nasce essa parceria. 

Como o nome sugere, Desvendando o Original é um programa voltado para os estudos das línguas originais das Escrituras Sagradas, e com o intuito de apresentar o seu idealizador para os leitores do Verbo Primitivo Na Pós Modernidade, segue abaixo uma entrevista com o mestre Daniel Lago, onde ele dá dicas de estudos,  fala sobre sua rotina literária, polemiza dando um diagnóstico sobre a pós reforma contemporânea e os rumos da igreja brasileira nos dias atuais.

Publicamente agradeço ao Eterno por essa parceria que muito vai edificar à todos nós. Valeu Daniel! Original na cara deles!

Verbo Primitivo Na Pós Modernidade. Quando nasceu em você a vontade pelas línguas originais das Escrituras? Alguma preferência entre elas? 

Daniel Lago. Na verdade, ao ingressar no seminário aos 18 anos, confrontei muitos professores, por julgar incoerentes as teorias que eles estavam passando como se fossem “verdades inquestionáveis”. Muitas vezes nesses questionamentos os professores me perguntavam: “Você sabe grego? Sabe hebraico? Sabe alemão?”. Quando eu respondia que não sabia, era convidado a ficar calado, e conhecer tais línguas. Por isso, fui estudar o hebraico na Sinagoga ARI, em Botafogo, e o grego, assim como filosofia, seguindo meus estudos em Linguística no Mestrado (UERJ) e no Doutorado (UFF) para poder rebater as mentiras que esses “saduceus” estavam ensinando. O problema é que hoje temos pessoas muito espirituais, mas extremamente desinformadas, e pessoas muito cultas, porém céticas. Tento fazer a ponte entre essas duas coisas, tomando como inspiração John Wesley, o fundador do metodismo, igreja a que pertenço. 

VPNPM. Quais as línguas que você domina? 

Daniel Lago. Ao todo, contando as línguas que estudei e as que ainda estudo, somam 9 idiomas (português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, russo, grego e hebraico). As que tenho maior domínio são português, espanhol, inglês e francês. 

VPNPM. Como surgiu a ideia e qual o propósito de criar o Desvendando o Original? Quem são os membros da sua equipe? 

Daniel Lago. Eu fiz alguns vídeos bem caseiros. Depois disso, um grande amigo de infância, um dos maiores videomakers de surf do Brasil, senão do mundo - Gustavo “Camarão” Bordallo - que hoje também está no ramo de casamentos (filmou o casamento do irmão do Boninho), assistiu os programas que eu havia feito e me propôs fazer uma coisa mais profissional. Assim, os assuntos que abordo em minha coluna semanal no portal Lagoinha.com (da Igreja Batista da Lagoinha), chamada “Desvendando o Original”, deu origem à versão em vídeo do Programa “Desvendando o Original”, onde analiso textos bíblicos a partir dos originais grego e hebraico. Os vídeos podem ser vistos no blog http://desvendandooriginal.blogspot.com/. Só para constar, o meu parceiro no programa, o Gustavo Bordallo, é o dono da produtora “Uma Rosa Filmes” (http://www.umarosafilmes.com/). 
Meus companheiros no programa são o Julius Moreira, que é presbítero da Igreja Bola de Neve de Niterói e é aluno de filosofia da UFRJ. Além disso, temos o Marcius Mendonça, amigo de longa data e que atua na Igreja Videira em Niterói. O outro componente é o Rafael Allevato, que é líder de jovens na Igreja Operação Resgate. São todos grandes amigos, estudiosos da Palavra, homens de Deus e que têm a mente suficientemente aberta para abordar os temas controversos que tocamos no programa. 
O propósito do programa é esclarecer a Igreja brasileira sobre o quão distante estamos do verdadeiro Evangelho, e também quebrar o medo que as pessoas têm com relação ao idioma hebraico. 

VPNPM. Você também publica seus textos no portal Lagoinha.com. Como surgiu essa parceria? 

Daniel Lago. Minha esposa sempre foi leitora assídua do portal Lagoinha.com. Por isso, ela me deu a idéia de entrar em contato com eles e propor essa parceria. Assim, há dois anos e meio tenho colaborado com o portal, que é um dos mais acessados do país. Os quatro artigos mais lidos da seção “Estudos Bíblicos” são todos de minha autoria. Tem sido uma experiência muito boa, pois posso apresentar meu trabalho, abençoar pessoas e ter a oportunidade de receber muitos e-mails com dúvidas sobre o hebraico, assunto tão “temido” entre os cristãos. 

VPNPMVocê tem apenas 28 anos de idade e já tem um currículo acadêmico bastante vasto. Como é a sua rotina de estudos? Como conciliar família, trabalho, doutorado...? 

Daniel Lago. Na verdade, fiz 29 agora em fevereiro. É uma rotina muito puxada. Eu tento seguir aquele versículo que diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmo 90:12). Tento aproveitar meu tempo da melhor maneira possível. Sempre que estou acordado estou estudando. Se estou no ônibus eu leio. Li muitos livros em ônibus, incluindo grandes clássicos como “Crime e Castigo” do Dostoievski e “A Montanha Mágica” do Thomas Mann, um “livrinho” de 965 páginas, além de toda a coleção da fase realista de Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cuba, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e o Memorial de Aires), entre muitos outros. Também li a Bíblia inteira, do início ao fim, no ônibus. Quando estou dirigindo meu carro, estou sempre escutando áudio books, uma excelente opção que tem ajudado meus estudos. O problema é que a maioria dos livros em áudio que escuto estão em inglês. Fica aí então a dica: não saber inglês atrapalha muito no processo de estudos. 

Sempre fiz muitas coisas ao mesmo tempo. Estou sempre correndo “atrás do prejuízo”. Na verdade, sou também poeta e contista, tenho alguns deles publicados pelas editoras CBJE e Br Letras. Fiz um poema sobre mim mesmo, baseado em um semelhante de Jorge Luís Borges: 

“ESPELHO 
(Daniel Lopez) 

Vejo. Quando me olho ao espelho, mais-que-vejo. Penso, existo. 

Vejo. Uma imagem familiar, olhos e bocas, nariz. Todavia, algo mais. 

Vejo quem? Um exemplar de uma espécie. Mais um. 

Um sonho talvez. Algumas decepções. Muitas coisas, pouco tempo. 

Vejo Daniel. Sou Daniel. Ser Daniel é estar alhures. Onde? 

Vejo, viajo, sinto e penso como o nada far-se-ia completo

Vejo, reflito, minha imagem no espelho de minha própria sub-tração”

Esse final expressa bem o que faço para dar conta de tudo: estou sempre em super-tração, mas sempre estou achando que estou aquém do que poderia fazer, em uma espécie de “sub-tração”. 

Tenho uma questão porque sou muito agarrado com minha esposa (Bárbara) e minha filha (Sofia). Mas consigo, na medida do possível, conciliar estudo e trabalho com família. Tento, quando estou em casa, compensar minhas ausências. O problema é que geralmente a madrugada acaba sendo o melhor horário de leituras. Às vezes, durmo menos de cinco horas por dia. 

VPNPM. Ano passado assisti uma palestra com você sobre John Wesley nas comemorações da Semana da Reforma Protestante. Como anda aquele trabalho de tradução da bíblia para o português com os comentários de Wesley? 

Daniel Lago. O trabalho de tradução, apesar de estar com o cronograma atrasado, está fluindo bem. Eu traduzi os comentários de Wesley do livro de Atos dos Apóstolos e de todo o Pentateuco. Agora estou traduzindo os comentários de Josué até Jó. Tenho até o meio do ano para entregá-lo. Para quem não sabe do que se trata, esse trabalho de tradução se refere à produção da “Bíblia de Wesley”, encomendada pela Sociedade Bíblica do Brasil à Universidade Metodista de São Paulo, sob a coordenação do prof. Dr. Helmut Renders. Se correr tudo bem, no próximo ano teremos essa Bíblia já no mercado. 

VPNPM. Por falar em Reforma, como você avalia o protestantismo 493 anos depois do início da Reforma Protestante? 

Daniel Lago. Vou polemizar agora. Em Lucas 13.20-21, Jesus diz o seguinte: “A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado”. O fermento simboliza a corrupção da sã doutrina, como o “fermento dos fariseus” (Mateus 16.6,11,12; Marcos 8.15 e Lucas 12.1). Quando Jesus afirma que o reino de Deus se assemelha ao fermento, tomo isso como uma revelação de que a sã doutrina seria corrompida por “doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4.1). Se tomarmos as “três medidas de farinha” como os três grandes troncos da tradição judaico-cristã, judaísmo, cristianismo católico (romano e oriental), e protestantismo, vemos que os três foram contaminados. O judaísmo pelo misticismo cabalista, o catolicismo por tudo aquilo que já sabemos, e o protestantismo pelo gnosticismo maçônico-iluminista. Para responder então: acho que ainda há muitas doutrinas de demônios nas Igrejas, e que os protestantes continuam sendo dominados pela Igreja de Roma, através dos jesuítas. Mais do que isso, se eu falar, posso comprometer minha integridade física... É papo para conversar pessoalmente, e não publicamente. 

VPNPME os rumos da igreja no Brasil, esse crescimento no número de evangélicos. Você acredita que isso seja fruto da eficácia evangelística ou fruto do evangelho triunfalista que está sendo propagado por aí em larga escala? 

Daniel Lago. Em sua grande maioria, fruto do triunfalismo. As pessoas gostam muito de gritar e sentir arrepios, mas ninguém quer negar a si mesmo e tomar a sua própria cruz. Cada um está buscando a sua salvação e suas bênçãos individualmente. É por isso que o dom mais buscado e valorizado hoje é o de língua, pois ele edifica apenas a própria pessoa. É o dom mais buscado pelos egoístas, que querem apenas sua edificação pessoal. Creio que isso é consequência da profecia que anunciou que no fim dos tempos o amor de muitos esfriaria.

Seja bem vindo ao Verbo Primitivo Daniel! Espalhemos a subversão do Evangelho aos quatro cantos dessa terra!

2 comentários:

  1. Legal Marcello, desvendando o original vai ser sucesso!Gostei da frase do Daniel: "...confrontei muitos professores, por julgar incoerentes as teorias que eles estavam passando como se fossem “verdades inquestionáveis”.Precisamos nos desarmar de absolutos pré-concebidos que nos engessam.Valeu, Franklin.

    ResponderExcluir
  2. É meu chapa! Jesus ensinava com autoridade pq tinha auto conhecimento de causa. Esses saduceus como o Dani fala, são rasos e arrogantes, não suportam perguntas que eles não sabem responder ou que contra opõem aos seus pensamentos.

    Espero que seja benção para todos aqueles que amam o conhecimento. Estamos juntos hermano!

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela é super importante! Comente esse texto!