SUBVERTA

Pesquise as verdades primitivas aqui.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Reféns da Ignorância - Vítimas da Apostasia



Por Marcello Comuna
Vivemos uma grande apostasia na igreja protestante. Tempos demasiadamente difíceis para aqueles que zelam pela genuinidade das Escrituras. Tempos difíceis para aqueles que amam as almas. Ao ler sobre a apostasia nas cartas aos tessalonicenses, minha reflexão e vislumbre sempre foi de uma maneira macro, ou seja, olhando para os sofrimentos da igreja num todo. Pensava sobre as perseguições, sobre as heresias, sobre os tempos difíceis que viriam sobre o povo fiel ao Deus de Israel. 

Porém, nos últimos dias, tenho andado demasiadamente afligido pelas conseqüências da apostasia sobre os meus. Tenho visto a contaminação “apostática” sobre suas crenças, terríveis equívocos teológicos que os tem direcionado para o inferno a passos largos. Hoje refleti de uma maneira micro, olhei para cada chegado meu, do parente ao amigo. Foi desesperador. Hoje eu olhei ao meu redor e percebi que a maioria das pessoas que eu amo, caso morressem hoje, não se salvariam. Seriam as vitimas da apostasia que aderiram achando que era o evangelho de Jesus Cristo. 

Para contextualizar, as primícias reais do Evangelho foram anuladas por realidades humanistas. O evangelho hoje, na maioria das igrejas, é pregado de uma maneira mentirosa, triunfalista, repleto de “achismos”, de dogmas humanos, de experimentalismos, de “novas” revelações. A consequência disso reflete no povo, ovelhas rasas como seus líderes. O resultado disso é uma jornada inconsciente rumo ao inferno, pois muitos deles, diante de um confronto, não se submetem as verdades teológicas, antes preferem seguir uma subserviência cega pelas instruções do “papa líder”. 

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oséias 4:6

A falta do conhecimento continua fazendo suas vítimas. 

No Brasil, vemos o reflexo de um povo que tem tido negligenciado o seu direito a uma boa educação. O plano da direita burguesa funcionou muito bem. Hoje somos uma nação extremamente subserviente, tecemos críticas frente aos abusos parlamentares com os cofres públicos, mas não vamos as ruas manifestar contra esse cenário, exigir dos parlamentares o mínimo de ética ao reajustar os próprios salários. Nessas horas morro de inveja dos egípcios e de tantos outros povos contundentes. Em contra partida, temos o carnaval, que reuni milhares de foliões nas ruas durante cinco dias. Esse comportamento do povo brasileiro é reflexo da sua falta de instrução literária, de uma boa educação histórica na infância. Somos um dos povos que menos lêem no mundo, mas somos um dos campeões mundiais em audiência da franquia brasileira do Big Brother. Somos a República Federativa dos Alienados Subservientes. 

Agora veja como isso também funciona dentro das maiorias das igrejas. A liderança não incentiva o estudo da palavra, quando o fazem, manipulam os textos com uma hermenêutica doente, uma exegese cancerígena que corrói a etimologia original. E isso é um ciclo vicioso, são cegos guiando cegos, uma miscelânea caótica de erros sinceros com picaretagem. Isso me enlouquece! É dantesco demais! Os líderes ignorantes de hoje formam os burros de amanhã! 

O incentivo maior é para que os fieis busquem experiências metafísicas vinte e quatro horas, participem de campanhas de sacrifícios financeiros, façam mandingas gospels para quebrar maldições hereditárias e etc. Todas essas coisas só prevalecem pela falta de instrução do povo. Alguém que se debruça sobre as Escrituras sabe que a prescrição bíblica é crescer em graça (espiritualidade) e em conhecimento (estudo, hermenêutica, exegese). E alguém que cresce em conhecimento entende qual é o real sentido de contribuição financeira para a Nova Aliança, e sabe que na cruz, Cristo quebrou todas as maldições, não necessitando o remido fazer mais nada além de estar em Jesus. Simples assim! 

A primícia do evangelho de negar a si mesmo foi substituída pelo experimentalismo. O cidadão cai no poder, fala “trocentas” línguas e continua o mesmo picareta de antes de se “converter”. Perceba que hoje o dom mais buscado entre os cristãos é o de falar em línguas, pois edifica somente a si mesmo, isso reflete um povo egoísta que não compreende o chamado a servir. E antes que você pense que sou uma geladeira gospel, saiba que sou pentecostal até os ossos, mas sei que o maior tesouro que o homem deve buscar é o conhecimento de Deus. 

“Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.” Jeremias 9. 23:24 

Vivemos uma epidemia de falta de amadurecimento e de crescimento dos cristãos. Aliás, o único crescimento que é incentivado é do quantitativo de membros, afinal, ovelhas is business! E é dentro desse cenário que meus parentes e amigos estão indo, como disse anteriormente, a passos largos para o inferno. 

Não conhecem a profundidade da santidade e justiça de Deus, por isso vivem em pecado deliberadamente, mantendo o “conserto” sempre refém das circunstâncias, pois conhecem um deus projetado em suas mentes, um deus babaca e otário que se deixa escarnecer! Seus alicerces não são as Escrituras, são os clichês gospels, as músicas evangélicas da moda, que ultimamente, não trazem as verdades bíblicas em suas letras, somente um monte de antropocentrismo poético, isso quando tem alguma poesia, porque no geral é tudo um lixo! 

Desconhecem a doutrina do inferno, de como a ira de Deus está sobre aquele lugar. Alguns até chegam a achar que é o diabo que manda por lá, demonstrando total ignorância sobre a soberania absoluta de Deus. Deus é Senhor no céu. Deus é Senhor no inferno. Quem manda no inferno é a perfeita ira da Sua justiça! Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo! Hebreus 10:31

Desconhecem o ódio eterno que Deus tem sobre o pecado, afinal, esse ódio o levou a sentir prazer em moer o próprio Filho. Ah, mas eles desconhecem isso, nunca se atentaram para o que Isaías disse. No caso dos meus, nunca nem o ensinaram sobre isso. 

“Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado...”  Isaías 53.10 

Se Ele por um momento teve prazer em moer o Cristo por carregar sobre si nossos pecados, imagine a fúria que se aplacará de eternidade em eternidade sobre os que escarnecem da luz, do sacrifício de Jesus? Meu Deus! Eu falo isso com o coração na boca, pois estou falando de gente que amo demais. 

Nesses últimos dias eu tenho andado reflexivo demais sobre essas coisas, vigiando meus passos com mais atenção, pois sei muito bem quem é Marcello Comuna, as ciladas surgem em um piscar de olhos, assim como acontecerá o arrebatamento e a volta do Filho do Homem. 

Oro para que Deus convença-me! Convença os meus! Convença a você e também os seus! 

Amém.

8 comentários:

  1. Maravilhoso Marcello. Mano vou te confessar uma coisa. Para mim não tem outro na blogosgera que escreva como você, mano você vai no âmago da questão, eu tenho prazer em te lê, estou cansada de lê porcaria por aí sabia?? Sério maninho, não aguento mais o que tenho lido. Mas gosto do que você escreve, você é centrado e sabe o que escreve, não escreve abobrinha, vai no fundo da questão sabendo o que o povo precisa ouvir. Acho seus textos excelentes. Obrigada por fazer parte de minha equipe. Paz maninho!

    ResponderExcluir
  2. Toda a glória suba ao trono do Eterno e Ele somente seja louvado mana! Confesso que mesmo sendo um novato na blogoesfera também já compartilho desse sentimento de cansaço que te afligi. Acho que sobra justiça apologética e falta amor devocional. Precisamos destruir as mentiras mas juntamente construir castelos de verdades e amor.

    Fazer parte da sua equipe é uma honra e um desafio maravilhoso. Eu é que agradeço.

    Paz e abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  3. Tô com a Rô..
    Quando eu leio, parece musica..rsrs
    quanto ao texto, disseste tudo!

    abçs forte
    ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Oh meu chapa Herrera! A Deus a glória!
    Precisamos resgatar essas verdades.

    Abraços fraternos! Para mim é uma honra ter tanta gente boa e talentosa como você navegando por aqui.

    ResponderExcluir
  5. É verdade, tem que lutar contra a apostasia, temos que agora que pregar o evangelho para crentes que já foram até batisados...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá Lígia!
    Precisamos nos esforçar ao máximo para instruir nosso povo com as escrituras e também contextualiza-los dentro da cultura de cada cidade. Está mais do que provado que manter os crentes dentro de uma bolha não funciona para a expansão do reino e nem para manter crentes sadios.

    Feliz com tua visita!

    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Marcelo,e obrigada pela acolhida.
    Concordo perfeitamente com o seu ponto de vista.
    Se puder dá uma passadinha no meu blog.
    Um grande abraço irmão.
    Que Deus nos guarde e nos guie,sempre.

    www.farolquebrilha.blogspot.com

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela é super importante! Comente esse texto!