SUBVERTA

Pesquise as verdades primitivas aqui.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Um Chamado ao Inconformismo.



“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. 
Romanos 12:2


Por Marcello Comuna
Uma igreja relevante é uma igreja inconformada com o curso desse mundo. Um cristão relevante idem.
A prescrição é clara: Não se acomode, não aceite, não se conforme e não se contamine com o caráter  distorcido do presente século.

As palavras de Paulo nos lança direto para estrada apertada da responsabilidade de sermos sal e luz do mundo. Subverte nossa consciência a ir de encontro com o fracasso de um sistema competente em gerar riquezas, mas antagônico em distribuí-las. Romanos 12.2 coloca o dedo em riste diante a nossa natureza preguiçosa e covarde que idolatra toda zona de conforto.

Alguns entendem que a expressão “não se conformar com esse mundo” refere-se apenas a prática de pecados que estão na moda. Contudo, esse trecho das Escrituras nos lança além.
Um cristão que limita sua inconformidade a abster-se de certas práticas imorais está muito aquém de entender o quê Paulo quis dizer.

Antes de sermos cristãos somos cidadãos. Porém, há um senso comum da incapacidade de reação do nosso povo a opressão imposta pelo poder público. O rolo compressor do descaso com a educação e alienação cultural imobilizou a massa cidadã comum que, simplesmente não sabem fazer valer seus direitos, não sabem cobrar seus representantes. Contanto que não falte futebol, carnaval e cerveja, o pão e circo contemporâneo, a nossa revolta não passa dos nossos lábios demagogos.

“...transformai-vos pela renovação da vossa mente...”

Cristo não faz sua obra pela metade. A renovação de mente proposta por Paulo abrange mais que um padrão moral, abrange um padrão de justiça. É incompleta uma renovação mental que te leva apenas a abandonar os sete pecados capitais. É preciso ir além.

Temos a honrosa e nobre missão de fazer apologia do Evangelho do Reino e da Salvação entre os homens. Uma renovação de mente passa por uma consciência cidadã de inconformismo social com as injustiças do sistema vigente.

Como citado anteriormente, o povo foi furtado na educação. Hoje temos essa letargia como conseqüência. E a juventude presente segue alienada, nos dando um vislumbre caótico do que será nosso futuro. Os seguidores de Cristo foram chamados para dar gosto e iluminar o mundo em todas as esferas. As mazelas com educação, saúde e segurança pública também são responsabilidades da igreja. Relevância social agora!

Porém, deixo claro e afirmo pela história, envolver-se politicamente não é o caminho que a igreja precisa traçar para alcançar a relevância social. A igreja deve exercer seu poder como cidadã, uma cidadã de quase  151 milhões de pessoas (católicos e protestantes). Como instituição, a igreja tem isenção de impostos para fazer obra social. Se você é líder de uma igreja e acha que não é dever da sua instituição envolver socialmente com as demandas da sociedade, então seja ético, abra mão desse incentivo governamental. Pague imposto! 

Contra a PL122 a igreja mostrou sua força como cidadã, porém, permanece apática diante de outras demandas importantes da sociedade, como a luta dos bombeiros e dos professores. Heróis que sem dúvidas merecem nosso apoio. A igreja permanece sentada atrás da mesa com a sua covardia na mão. Uma igreja irrelevante socialmente é uma igreja conformada com esse mundo. Nossa zona de conforto é uma zona de pecado. Você peca quando se omiti!


“Pois tive fome, e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;
era forasteiro, e não me recolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo e preso, e não me visitastes”. Mateus 25:42-43

Precisamos acolher os mais necessitados individualmente e também no coletivo de forma social.


“Ao que ele respondeu: Digo-vos que, se estes se calarem, as pedras clamarão”. Lucas 19.40

Para nossa vergonha, a igreja tem que colocar o saco dentro da viola diante das obras dos kardecistas, por exemplo. E antes que você refute a afirmação alegando que a motivação deles é equivocada, lembro-te que fé sem obras é morta, logo, sua fé sem movimentação é hipócrita e sem vida. A igreja precisa se arrepender da sua demagogia e hipocrisia!

As pedras já estão clamando.

Minha oração é para que a igreja realmente seja inconformada, renove sua mente e meta a mão na massa não somente quando se sente ameaçada em sua zona de conforto.

Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é super importante! Comente esse texto!