SUBVERTA

Pesquise as verdades primitivas aqui.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Igreja: Prostituta ou Santa?


Por Marcello Comuna
As duas coisas!

(Pausa para efeito)

Antes que você me chame de um herege demoníaco, deixe me explicar. Permita me conceituar os dois tipos de igreja que tenho em mente nesse texto.

Igreja Orgânica.

Fundada por Cristo através da comunhão dos seus seguidores, aquela onde dois ou mais se reúnem em torno do nome de Jesus.

Igreja Empresa.

Aquela feita de tijolos, cimentos, títulos, cargos, esquemas partidários e grandes redes denominacionais.

A primeira é santa e imaculada.

Está sendo ornada, preparada, seguindo por um caminho estreito, sem medo, pagando um preço alto para se manter pura. É a Noiva indo ao encontro do seu Noivo.

A segunda é prostituta.

Deveria ser uma amplificação da primeira, infelizmente, há muito tempo, se prostituiu, virou empresa no negócio do evangelho.

A primeira adora a Deus em espírito e em verdade, faz a caridade voluntariamente, sem propaganda, seguindo a instrução do Mestre. Caminha de mãos dadas com os pequeninos, auxilia, instrui, faz o assistencialismo, mas também ensina pescar. Subverte o status quo babilônico com o amor do evangelho.

A segunda adora ao homem, prega um “EUvangelho” triunfalista, é exibicionista, gosta de estar no rádio, na televisão, pratica a prostituição política/religiosa. Como uma garota de programa, não beija na boca, não demonstra carinho e afeto, apenas abre as pernas, deixando claro o vinculo profissional. É o prazer em troca de dinheiro. Pague e ela falará tudo o que você quiser ouvir, afagara o seu ego, ofereça vantagens e ela manipulará seus clientes a votarem em você.

A primeira está dentro da segunda?

Sim! Mas a segunda não está dentro da primeira!

Dentro dos bordéis eclesiásticos existe a igreja imaculada, muita das vezes sofrendo calada ao ver a prostituição de sua irmã espalhafatosa. Muitas vezes a santa igreja tenta advertir a irmã prostituta, porém, é tachada de louca, de careta, de fora da visão e invejosa.
Assim a santa irmã segue seguindo a orientação do saudoso irmão Paulo e do Mestre Jesus, tendo paciência com os débeis na fé. Mansa como a pomba com os pequeninos incautos, mas astuta como a serpente com os cafetões espirituais.

Então, respondendo a questão.

A Igreja com “I” maiúsculo fundada pelo Senhor Jesus é santa, imaculada, a Noiva aguardando o Noivo.
A igreja com “i” minúsculo foi seduzida pelos cafetões, se deixou levar, apostatou da fé. Hoje ganha a vida se vendendo a políticos, a interesseiros dispostos a pagar por bênçãos divinas.

Volta logo Jesus! Essa minha irmã está me matando de desgosto!

Postado pela primeira vez em 12/2010.

3 comentários:

  1. muito bacana a reflexão

    Estou copiando p/ Caminhando na Graça, de graça !

    Abraços

    Na Fé

    Marcelo e Eunice

    ResponderExcluir
  2. Olá xará!

    Fique à vontade!

    Abraços fraternos,

    Marcello.

    ResponderExcluir
  3. Caro irmão,
    E como é doloroso estar assistindo essa dicotomia, Assistindo essa igreja prostituta a cada dia chafurdar na lama, tripudiando da palavra de Deus.
    Deus possa ter misericórdia de todos nós.
    Guaracy I Martins.

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela é super importante! Comente esse texto!