SUBVERTA

Pesquise as verdades primitivas aqui.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Relevância Nasce Primeiro Com Oração


Marcos Botelho Palestranto no Acampamento para liderança

Por Marcello Comuna
No último fim de semana estive em Arujá – São Paulo, para um congresso de capacitação para liderança organizado pelo Ministério Jovens da Verdade. Um lugar lindo, um vale à 30 Km do centro de São Paulo, com lago, riachos e muito verde. E mais lindo ainda foi ver o Corpo de Cristo reunido sem divisões denominacionais. Presbiterianos e Batistas, Pentecostais e Assembleianos, juntos, em comunhão, em aprendizagem, buscando conhecimento para tornar a igreja relevante a curto, médio e longo prazo. Esteve naquele lugar cerca de 400 líderes de todo Brasil, três dias de muito crescimento, confirmação de idéias, conexões e descontruções. Nomes de peso como Ed René Kivitz e Ariovaldo Ramos, estiveram palestrando sobre o desafio da transição entre a Geração X e a Geração Y, tema central do encontro. Diversas oficinas e palestras com gente que tem colocado a mão na massa para tornar a igreja relevante para a nova geração.

Voltei de lá com a mente fervilhando e o coração à mil. As idéias começaram a exalar...

Adolescentes e jovens são o futuro da igreja, os futuros líderes, se não aprendermos ser relevantes e ensiná-los a serem relevantes também, daqui a cinqüenta anos a igreja será mais apática do que hoje tem sido. Chorão do Charlie Brown Jr. já cantava: “O jovem no Brasil nunca é levado a sério”. Parafraseando canto eu: “O jovem na igreja nunca é levado a sério”. Muitas igrejas não investem nos jovens pelo fato do culto da juventude não dar retorno financeiro! Que pensamento cretino! Que terrível equivoco estratégico! Precisamos capacitar nossa juventude para liderar a igreja em médio e longo prazo.
Liderança de Jovens e Adolescentes com Ed René Kivitz

Vejamos o exemplo bíblico. Moisés capacitou Josué para sucedê-lo e com isso o povo avançou, porém, Josué não capacitou ninguém para substituí-lo. O que aconteceu? Apesar de ter sido um líder vitorioso, as gerações que vieram depois dele não conheciam a história do Deus de seus antepassados! Juízes 2:10

É idiotice falar em futuro sem capacitação de adolescentes e juventude. Uma igreja relevante para nova geração se faz com capacitação de jovens líderes. Todo esforço em se relacionar com a cultura será inútil se não tivermos líderes “pontas firmes” no comando do time.

Basta uma rápida navegada pela blogoesfera para lermos diferentes textos ensinando, exortando, batendo e esmurrando toda letargia da igreja, todo tradicionalismo inútil carregado de legalismo que apenas dificultam a caminhada com Cristo. Aí eu pergunto, se a maioria sabe o que tem que ser feito, por que somente uma pouca minoria faz?

Vou dar apenas uma das muitas outras respostas. Fique à vontade para dar a sua nos comentários.

Hoje em dia, quase todo o sistema institucional da igreja está equivocado, tanto teologicamente, quanto sociologicamente. É necessário um tratamento de choque, atitudes drásticas de rompimento com a mentira e métodos que não funcionam mais, ter coragem para expor idéias, mesmo que custe a cabeça em uma bandeja, perder liderança, cargos, empregos pastorais...

Quem tem essa coragem? Essa coragem só o Espírito Santo dá. Tem muita gente liderando sem a presença d'Ele, tornando assim escravos de suas zonas de conforto, de suas comodidades, sacerdotes em coma, em estado vegetativo. Homens chamados por Deus que se acovardaram e hoje vivem a sombra de seus salários, suas conveniências. Não os julgo. Muito deles tem famílias para sustentar, mas é bom olhar o exemplo deles para não copiá-los.

Se não temos coragem para mudar o que está errado deveríamos criticar bem menos. Afinal, somos um bando de hipócritas?

O que te faz ponderar? O que te acovarda? O amor pelos seus liderados ou o pequeno poder que o cargo de liderança lhe traz? Como escutei de um amigo, para quem tem sede de poder, qualquer tipo de poder serve. Mesmo que seja o pequeno poder de liderar uma célula, um ministério de louvor, um evangelismo. Ricardo Barbosa escreve que “o narcisismo como expressão do egoísmo e da autoglorificação é tão velho quanto o pecado original”

Seja como for, negligenciar a verdade é uma falta grave no Reino. Como diria Tiago, quem sabe o que é o certo e não o faz, nisso também peca. Tiago 4:17

Contudo, o combustível da revolução se resume nisso. Oração.

Tenho observado que a maior resistência que encontramos não é para buscar conhecimento, mas sim para orar. Então irmãos, se você já tem se abastecido de teologia, sociologia, filosofia e todos os outros “logias”, te aconselho a se abastecer muito mais em “oraçãologia”. Ed René escreveu certa vez: “se deve orar a respeito de tudo, por qualquer motivo, a qualquer hora, em qualquer lugar, sempre que o coração não estiver em paz.”

Precisamos orar para não morrer. Precisamos orar para relevante ser.

Deus abençoe.

2 comentários:

  1. Varão, nenhuma mudança acontece de cima para baixo, a História nos ensina. Portanto, um pouco de fermento leveda toda a massa... esse é o caminho. Um mano aqui, outro ali, outro acolá podem não transformar o todo, mas, a parte transformada nunca será mais a mesma.

    Como conversamos, é uma revolução silenciosa. Uma tradução de uma pregação, um vídeo, uma postagem e como bem frisado, oração! Os que têm ouvidos ouvirão, meditarão, praticarão e serão mais uns a falar para os que tiverem ouvidos, ouvirem.

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir
  2. E é justamente esse fermento, essa revolução silenciosa que transformara líderes e liderados relevantes. Porém, não podemos negar que uma das funções do líder é semear esse fermento subversivo.

    Firmes!

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela é super importante! Comente esse texto!