SUBVERTA

Pesquise as verdades primitivas aqui.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dúvidas São Conseqüências do Pensar




Por Marcello Comuna
Não me envergonho de mudar de idéia porque não me envergonho de pensar, já diria Blaise Pascal. 

Muitas certezas de outrora, não são certezas do presente. Compartilho uma delas.

Não  tenho mais tanta certeza sobre o livre arbítrio ou sobre a predestinação eterna. Ao meu ver, as Escrituras corroboram ao mesmo tempo as duas linhas de pensamento e, calvinistas e arminianos se digladiam  para que suas verdades sejam estabelecidas. Eu, nesse momento, estou mais inclinado a crer que livre arbítrio e predestinação se encontram em algum ponto que nossa mente limitada não consegue enxergar. Já li excelentes defesas de calvinistas e arminianos, contudo, nós, humanos, sempre estamos competindo e percebo sempre muito mais disputas do que; humildade, paciência e amor nas explanações de ambas as partes. Contudo, sei que haverá o grande dia em que não veremos mais em partes, e sim, face a face. Creio que nesse dia calvinistas e arminianos exclamarão um grande: Ahhhhh! Então era isso! Porque tenho certeza que, tanto calvinistas como arminianos, tem suas dúvidas sobre alguns pontos de sua própria doutrina. 

Ainda falta, e muito, o senso de serviço que Paulo nos recomenda na carta aos Filipenses 2.3, em que diz: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo".

Veja como esse senso de serviço eliminaria quase todos os problemas de relacionamento da humanidade, em qualquer esfera, em qualquer grupo.

Porém, esse ensinamento Paulino vai de encontro com o inconsciente coletivo alimentado pelo sistema capitalista que vivemos. Alguns acusam o comunismo de ter patrocinado atrocidades e exterminado mais de cem milhões de pessoas ao redor do mundo. Porém, o capitalismo matou centenas de milhares de pessoas e continuara matando, porque esse sistema se alimenta e alimenta do que há de pior no ser humano. O egoísmo e a ganância. As guerras precisam acontecer para o bem financeiro da indústria bélica, e a indústria bélica financia o sistema. Ainda haverá muitos latrocínios nos cruzamentos da urbanóide, muitos chefes de família, como meu pai, morrerão reagindo assaltos defendendo os seus bens, porque somos induzidos a amar mais as coisas do que as pessoas, e às vezes, até mais que a nós mesmos.

O capitalismo pariu o consumismo, o individualismo e o egocentrismo. E essa trindade satânica matou e continuara matando muito mais que qualquer outro modelo. 

Contudo, não pretendo fazer defesa de nenhum sistema. Apenas não tenho uma crítica amedrontada no pior estilo Regina Duarte na campanha presidencial de 2002, nem tão pouco a paixão cega pela revolução socialista que embalou minha adolescência. Hoje, minha bandeira é o sistema do Reino, que será oficializado em breve pelo maior Revolucionário Subversivo, Original, Justo e Amável que já existiu, Jesus Cristo de Nazaré.

Como um adepto direto dessa revolução do amor ensinada pelo meu Comandante, atuo no flanco da subversão reinista e posso observar que, o paradigma da religião é o maior entrave na missão da grande comissão de Cristo. O pecado derrubou o homem, a religião o impede de se levantar.

Há séculos foi erguida uma muralha de religiosidade que separa muitas pessoas de Deus. Uma muralha que foi construída por mãos humanas. Existem chaves quebradas por homens dentro das  fechaduras que abrem as portas que levam ao encontro genuíno com Cristo e seus valores. Homens que nos tempos de Jesus tinham o título de interpretes da lei. Sobre esses, o Messias afirmou: "Não entram e não deixam ninguém entrar!" (Mateus 23.13)
Cristo veio anunciar um Reino de justiça e amor, não veio fundar uma religião. Sei que para muitos é difícil demais lidar com essa afirmativa, pois a tradição da igreja tem mais peso que a liberdade de Cristo. A liberdade assusta quem sempre viveu sob rédeas. 

Tudo passará, inclusive o formato de igreja institucional que temos hoje, o que não passará serão as palavras do Mestre. Seus valores, seus ensinos. E a igreja subirá como diz a profecia, mas não no formato empresarial que funciona hoje em dia.

Seja você uma igreja móvel, seja você um divulgador do Evangelho do Reino. Quando suas atitudes se tornarem um outdoor de amor e justiça, será mais fácil compartilhar o Evangelho da Salvação.

6 comentários:

  1. marcelo, beleza? e o pequeno, vai bem?

    o povo hebreu sempre teve a autoconsciência religiosa que foram escolhidos como povo pelo Eterno(como eles gostam de se referir a Deus), e as escrituras hebraicas confirmam isso. o próprio paulo acreditava nessa eleição de israel quando diz "mas todo o israel será salvo".

    do mesmo modo, a seite essênica que produziu os "escritos do mar morto" tinham uma forte crença de que eles eram os predestinados "filhos da luz", empenhados na guerra escatológica contra os "filhos das trevas".

    jesus relativizou tanto o pensamento essênico, quanto o pensamento da própria torá quando disse para os fariseus "até de pedras deus pode suscitar filhos à abraão".

    o calvinismo segue os princípios essênicos, hebreus do AT e inclusive do islã, que também creem serem predestinados por alah.

    enfim, a ideia de predestinação, de fato, perpassa todo o texto bíblico. mas a minha posição é que o texto bíblico é construção e estará sempre se reconstruído de acordo com os tempos; jesus reconstruiu muita coisa da religião do seu povo; paulo reconstruiu muito do que jesus ensinou; a cristandade depois do ano 300 reconstruiu muito suas crenças teológicas...

    creio que a noção de "povo escolhido e predestinado para a salvação" em detrimento dos outros reprovados e predestinados para a condenação além de ser exclusivista, intolerante e soberba, não resoa o pensamento original de jesus.

    é bom lembrar também, que no pensamento profético do AT, o povo hebreu foi escolhido por deus apenas para ser um canal de ligação e de benção para todos os demais povos da terra.

    aí, mané, aparece lá no caminhos da teologia, tá rolando uns papos teológicos interessantes por lá(inclusive alguns textos seus podem cair bem por lá, posso catar alguns por aqui?).
    e nem vem me dizer que você não gosta de teologia, pois no final das contas, toda crença espiritual é teológica...rsssss

    um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fala meu chapa! O pequeno tá bem, crescendo, engordando e fazendo onda pra dormir de noite! rsrsrs.

    Pode pegar os textos mano! E não tenho vergonha de assumir. Amo teologia! Afinal, faço faculdade da mesma! O mundo é teologia e filosofia!

    Vou aparecer lá para tomar um café herético. rsrsrs.

    Abraços meu bom!

    ResponderExcluir
  3. olha, o meu já está com 8 meses e ainda acorda umas 3 vezes na madruga querendo o quê? o peito da mamãe...rssssss

    minha esposa já acostumou a dormir pouco, por que eu, durmo a noite toda; ela acha que eu não teria jeito de dar a mamadeira na madruga, apesar de que, eu que fico com ele durante o dia.

    valeu, aparece sim. abraços

    ResponderExcluir
  4. Um post regozijante.

    Sobre o tema das primeiras linhas, recomendo a todos o livro "A Soberania de Deus e a Responsabilidade do Homem".

    [Devemos viver na Terra como se a nossa salvação dependesse de nós sabendo que depende única e exclusivamente de Deus].

    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir
  5. Marcello, legal essa honestidade (Muitas certezas de outrora, não são certezas do presente. Compartilho uma delas)que poucos tem coragem de assumir com medo de estar saindo do alvo.

    Uma abraço!

    ResponderExcluir
  6. Frank,

    Temos que colocar a cara! É fácil ficar batendo nos outros. Sempre que vemos sermões de exortações é na segunda ou terceira pessoa, nunca na primeira.

    O evangelho é para pessoas reais e com problemas reais.

    Abraços mano!

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela é super importante! Comente esse texto!