SUBVERTA

Pesquise as verdades primitivas aqui.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Santidade. A Refém das Circunstâncias.

Por Marcello Comuna

Confesso que tenho tentado tirar a trave dos meus olhos todos os dias para quando julgar alguma situação não fazê-la de maneira hipócrita. Eu tinha algumas pessoas em mente quando pensei nesse texto, pessoas que amo, pessoas que cuido em oração, pessoas que quando me dão abertura, aconselho. Mas a Graça exortadora do Pai me puxou a orelha, me afundou no meu esgoto mental para enxergar meus coliformes fecais, sendo assim... 

Estou escrevendo essas palavras com um espelho diante de mim, então, se cortar alguém, saiba que cortou em mim primeiro. Perdoe-me. Estamos nivelados por igual diante da cruz de Cristo. 


Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.” Lucas 9.61

Como é triste observar esse diálogo se repetir com tanta freqüência nos dias de hoje. Somos rápidos em nos dobrar diante do Senhor para pedir, porém, lentos para pagar o preço para segui-lo verdadeiramente. 

Você segue a Jesus? Tem certeza? Full Time? Ou só quando te convém? 

Você tem negado a si mesmo? Tem negado as suas próprias verdades para que as verdades d’Ele prevaleçam? Tem negado seus desejos mais secretos, aqueles que você não conta nem para o travesseiro? 

Quem segue alguém “vê” o seu tutor à frente, porém, as Escrituras nos alertam que sem santidade NINGUÉM vê o Senhor. Se não há santidade em nossas vidas, ou pelo menos, um esforço genuíno para alcançá-la, nós seguimos a qualquer um, temos visto qualquer um, menos o Cristo. 

Atente-se, eu não estou falando de quedas e tropeços. Isso faz parte da conversão diária. Estou me referindo ao que as Escrituras dizem: “Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece.” 1 João 3:6


Vamos exemplificar com situações práticas. 

Os seguidores do Verbo sabem que o sexo é uma dádiva, uma delícia! Um dito popular diz que sexo até quando é ruim é bom! Mas nós, cristãos, sabemos que o sexo só glorifica a Deus dentro do matrimônio. Fora dele, o prazer dura apenas alguns minutos, depois uma escuridão de culpa nos invade. 

Porém, diante de um novo romance, de novas emoções, nos entregamos ardentemente a essa nova circunstância. E para os solteiros, se a espera tiver sido grande então, hum! 

Desculpas do tipo: “Ah! Quando eu vi, já tinha ido”, são mentiras que contamos para nós mesmos! 

O Espírito Santo sempre dá o sinal de alerta, ele sempre toca a nossa consciência antes da consumação do pecado, mas, a nossa resposta está sempre na ponta da língua: 

“E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.”

No caso em questão, enterrar o ganso! 

Há sempre uma justificativa! E o pior é que acreditamos em nossas próprias mentiras! 

E não se limita somente ao campo sexual, santidade envolve tudo, é um estilo de vida! 

Mas as desculpas continuam... 

Quando "clarear" tiro o “gato” do relógio! Afinal, o ar condicionado gasta muita luz irmão, e nesse calor carioca sabe como é! A tarifa é muito cara! A culpa do meu pecado é da Light!

Quando eu pagar o IPVA não suborno mais o guarda! 

Quando tiver dinheiro para casar paro de pecar com minha namorada(o)!

Se a Beltrana não tivesse me dado tanto "mole" não tinha caído com ela! 

Se meus filhos pararem de me aborrecer paro de me explodir e refreio a minha língua! 

Quando, quando, quando! Se, se, se! 


Nossa santidade ao Senhor é uma eterna refém das circunstâncias! 


O Senhor deixou diversos alertas para as conseqüências do nosso comportamento, mas passamos por eles como se fosse algo que nunca acontecerá por conta das infinitas misericórdias do Senhor. E se alguém disser que vamos para o inferno o tempo fecha! Afinal, todo domingo vamos à igreja receber a benção papal!

Seja sincero consigo mesmo. Você já tremeu ao ler a parábola das dez virgens? 

Eu confesso que até o último domingo eu nunca tinha dado a devida importância para esse manual de sobrevivência Jeovático. Até que assisti a pregação O inferno é necessário do Tim Conway.

Quando o Pai lhe tira as vendas, é de se congelar por dentro ao entender a gravidade do assunto. Depois leia na íntegra Mateus 25. 

“... E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. 

E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. 

E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. 

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.” 

Fechou-se a porta! Não haverá mais chance! Não nos enganemos, não haverá desculpas! 

O capitalismo selvagem e o imediatismo nos furtam a cada dia o vislumbre da eternidade. Hipocritamente, declaramos que não somos daqui, que nossa pátria está nos céus, mas diante as circunstâncias, nos dobramos humilhados diante das nossas fraquezas. Nossa santidade permanece no cárcere das nossas conveniências. 

Quão miseráveis nós somos, o que seria de nós se não fosse pela Graça! Não façamos dela nossa desgraça! 

Lembremo-nos das recomendações de Paulo: 

“Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? 

De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Romanos 6 1:2

E também a exortação aos Hebreus: 

“Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.” Hebreus 12:4 

Mude seus hábitos. Mude sua rotina. Mude o seu itinerário. Mude de cidade se preciso for! 

Esforce-se em Cristo! Esforce-se em Cristo! Invoque ajuda da D.A.S* celestial! 

Que verdade das Escrituras possa libertar nossa santidade das prisões das circunstâncias. 

Deus nos ajude! 



*Uma analogia a Divisão Anti Seqüestro da Polícia Civil.

3 comentários:

  1. Adoro te lê meu amigo. Muito bom seu texto.
    Eu tenho lutado para não me tornar refém das circunstâncias... Ah, se não fosse a graça de Jesus rss, seria eu fulminada. Paz querido.

    ResponderExcluir
  2. Cara que um dia Deus possa me dar a maturidade e a sabedoria do Reino de Deus que vejo em suas palavras. Envergonho-me do fato de que não sou metade do que aparento ser. Deus ajude-me, sei que o meu redentor vive e ele é fiel e poderoso para mudar o meu destino, meu futuro. Que minhas palavras não sejam meras hipocresias, mas sinceridade em minha mente e coração.
    Que Deus continue te usando para transmitir a palavra da fé que é Jesus Cristo.
    Graça e Paz...

    ResponderExcluir
  3. Que isso Tony, assim você até me constrange. rsrs.

    Estamos todos nivelados por igual diante da cruz de Cristo, conhecer e entender a Graça nos faz suportar melhor nossa prisão nesse corpo incorruptível.

    Permaneçamos na luta!

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela é super importante! Comente esse texto!