SUBVERTA

Pesquise as verdades primitivas aqui.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Confissão: Destrancando a Câmara de horrores.




 O valor da verdadeira confissão. 
Vamos à famosa historia de Davi:
No auge do seu poder, Davi apaixonou-se por Bate-Seba, esposa de um dos seus oficiais militares. Decidiu resolver o problema organizando um esquadrão suicida dirigido pelo marido de Bate-Seba no meio de uma batalha. Urias foi morto. Convenientemente esquecendo-se da intriga, Davi deu ao homem um funeral com todas as honras militares e então casou-se com a esposa grávida. Deus relata a história toda no capítulo 11 de Segundo Samuel.
Pelas suas ações, Davi quebrou quatro dos dez mandamentos: cobiçou, roubou, adulterou e matou. Um homem com sentimento moral, sem dúvida um homem que conhecia a Deus, se perturbaria, e ficaria desolado por tal pecado. Um dia a culpa alcançou a Davi. Ele ficou obcecado pelo seu pecado. Não conseguia tirar seu pecado de sua mente ou de seu coração, e não conseguia tirá-lo de suas mãos.

Assim, numa grande efusão de confissão, Salmo 51, Davi orou por quatro coisas. O pecado o sujara, e ele pediu que fosse purificado. A culpa fizera-o adoecer fisicamente, e ele pediu que fosse curado. A iniqüidade quebrara sua alegria no Senhor, e ele pediu que esta lhe fosse restaurada. Ele sabia que violara diretamente o amor e a lei de Deus, pediu perdão e misericórdia.
Todo o assunto de «confissão de pecado é altamente discutido nos dias de hoje, e creio ser necessário observá-lo na perspectiva bíblica. A confissão é sempre o modelo da vida do cristão e constitui uma das chaves essenciais para crescimento espiritual.


Os Resultados de se Encobrir os Pecados.

Os crentes hoje enfrentam o mesmo dilema de Davi - se devem procurar encobrir o pecado, como ele fez por um ano todo - ou se devem confessar e ficar livres do pecado. Todos nós já lutamos nesta batalha. Lembro-me de quando era criança e enfrentava a questão muitas e muitas vezes. Minha mãe chamava os quatro filhos, nos colocava contra a parede e perguntava: "Está bem, qual de vocês fez isso? " Confessar ou calar — era a questão! É claro que é um assunto que surge repetidamente a vida toda.
O que se pode dizer daquele que encobre — ou tenta encobrir - o pecado? Primeiro, há uma falta de prosperidade. "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará..." (Provérbios 28:13). A doença é outro resultado de se encobrir pecado. Davi testificou: "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio" (Salmo 323,4).
Aquele que encobre o seu pecado nesta vida o terá descoberto na próxima, e aquele que confessa a Deus nesta vida jamais o verá exposto no porvir. Virá o dia do juízo. Jesus disse:"Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido. Porque tudo que dissestes às escuras, será ouvido em plena luz, e o que dissestes aos ouvidos no interior da casa, será proclamado aos eirados" (Lucas 12:2,3).
Isso significa que virá o dia em que não haverá absolutamente nenhum segredo, um dia em que a revelação do coração ocorrerá. Para os justos, esta revelação será galardoadora, para os ímpios tal revelação será condenadora. Deus julgará todo o pecado encoberto; todo o pecado escondido será revelado. Mas o pecado que tiver sido confessado e purificado pelo sangue de Cristo não será jamais lembrado outra vez. Temos a promessa de que ao chegar ao céu, Deus não nos mostrará nossos pecados. Mas para os incrédulos que procuram cobrir seus pecados, a notícia não é confortadora. Apocalipse 19 nos diz que Cristo abrirá os livros e revelará os pecados de suas vidas; julgará todos os seus pecados e lançará os culpados no lago de fogo.

A razão pela qual Deus é tão severo ao julgar o pecado é que o pecado sempre é contra Ele. Era o mesmo caso com Davi, que disse: "Pequei contra ti, e contra ti somente..." (Salmo 51:4). Davi não negava ter pecado contra si mesmo e contra seu próprio corpo, como é certamente o caso de adultério (1 Coríntios 6:18). Não negava ter pecado contra Bate-Seba e Urias. Não negava ter pecado contra toda a nação de Israel com tal falha. Reconhecia, porém, que primeiramente todo pecado é contra Deus. A confissão de pecado não é apenas admiti-lo, mas admitir que o cometeu contra Deus e que assim é a Ele que se afrontou.
Este é um aspecto da confissão - concordar com Deus que a gente é culpada. A palavra grega é homologeò, que significa "dizer a mesma coisa". Assim, quando confessamos nosso pecado, concordamos com Deus que somos pecadores — que vemos o pecado como Ele o vê. "Senhor, eu pequei. Concordo com Tua avaliação de mim mesmo".
Mas a confissão não é apenas dizer "Sim, fui eu que fiz!" A verdadeira confissão inclui arrependimento, e arrependimento significa voltar-se para trás, desviar-se do erro. Você não terá confessado seus pecados de verdade a não ser que você pare de cometê-los. Se uma pessoa disser:"Sinto muito, Deus. Confesso" e continua a praticar o seu pecado, está se enganando. A confissão inclui um quebrantamento além de assentimento verbal, e quebrantamento conduz à mudança de comportamento.
_________________________________________________________

Texto de John MacArthur
Retirado do livro: "Chaves para o crescimento Espiritual"
@Editora Fiel
Tradução : Elizabeth Gomes

http://www.teorlogico.com/ via Vivo Por Ti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é super importante! Comente esse texto!