SUBVERTA

Pesquise as verdades primitivas aqui.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Deus Não Prometeu Salvar Sua Casa.

Por Marcello Comuna
Deus prometeu salvar sua família. Será? 

Um dos clichês mais usados por muitos pregadores é: Confesse o Senhor Jesus e será salvo você e sua casa.

O jargão é proliferado como uma promessa do Eterno para todo aquele que confessar Jesus como seu Senhor e Salvador. Ano passado, Mike Murdock foi mais além, passou a negociar a suposta promessa pela bagatela de mil reais no programa do “racha cara” Silas Malafaia. 

Acesse aqui para ver essa sujeira. (Por volta dos 07min e 45seg, Murdock garante que sua família será salva através da semente de R$ 1.000,00) 

Pois bem, sei que o assunto vai polemizar, mas fazer o que né? São os ossos do ofício. 

Para muitos essa promessa está respaldada em Atos 16:31. 

“Confesse Jesus como seu salvador e será salvo você e sua casa” 

Acontece que basta aplicar uma pequena hermenêutica nesse versículo para vermos do que realmente se trata essa declaração de Paulo. Vamos ao contexto.

“Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam. 
De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram. 
O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido. 
Mas Paulo gritou: "Não faça isso! Estamos todos aqui! " 
O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. 
Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo? " 
Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". 
E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa
Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados. Então os levou para a sua casa, serviu-lhes uma refeição e com todos os de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus.” 

A afirmativa de Paulo foi exclusiva para aquela ocasião dentro daquele contexto de situação. Paulo discernido pelo Espírito viu na comoção e temor daquele homem uma oportunidade de salvá-lo e toda a sua família. O convencimento de Deus estava sobre aquele lugar. Um fantástico evento metafísico acabara de ocorrer e corroborado pelo testemunho honesto de Paulo e Silas em não fugirem da prisão. 

Porém, na continuidade do texto vemos que não bastou o carcereiro confessar Jesus para que sua família fosse salva como em um passe de mágica. Eles precisaram ouvir a mensagem do Evangelho e crerem. 

“Então os levou para a sua casa, serviu-lhes uma refeição e com todos os de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus.” Atos 16:34

A salvação é individual, por isso há a necessidade de crença de cada ser individualmente. O fato de você crer em Jesus não é garantia que sua mãe irá ser salva, ou seu pai, ou sua mulher ou esposo. Se eles não crerem serão condenados. 

“Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” João 3:18

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16

Deus não prometeu salvar a sua família.Se você se rendeu à Ele, a promessa é salvar você! Se seus parentes crerem também serão salvos. Salvação é individual. 

A bíblia não se contra opõe. Veja o quê o próprio Cristo afirmou sobre o arrebatamento. 

“Eu lhes digo: naquela noite duas pessoas estarão numa cama; uma será tirada e a outra deixada” 
Lucas 17:34 

Marido e mulher dormindo juntos, um fica e o outro sobe. 

E veja também a citação de Paulo: 

“Você, mulher, como sabe se salvará seu marido? Ou você, marido, como sabe se salvará sua mulher?” 1º Coríntios 7:16 

Me preocupo com a quantidade de pessoas oprimidas por conta desse equivoco hermenêutico. Irmãos e irmãs frustradas com Deus por ele não cumprir a suposta “promessa” de salvar suas casas. Muitos se decepcionaram tanto com Deus após perderem um ente querido sem Cristo que desistiram do caminho. 

Meu apelo para você é: Volte para estrada! Agarre-se a verdadeira promessa que Ele fez a você! 

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. João 6:37

Concluo afirmando que creio absolutamente no poder da intercessão, e não porque ouvi em um jargão, mas porque as Escrituras afirmam tal coisa. Sola Scriptura! 

Acredito que a oração de um membro convertido possa fazer grandes coisas dentro de uma família, inclusive quebrar muralhas ao redor de corações endurecidos. 

Mas como não sou monergista, creio que dependerá do desejo do restante da casa de se render a Cristo. E mesmo que eu fosse um monergista, como saber se Deus incluiu minha família toda no Rotary Clube dos céus? (Desculpe o sarcasmo maninhos calvinistas, não resisti! Risos) 

Ande pelo caminho confiante no poder da oração intercessória para salvar a sua casa, mas não “cobre” de Deus promessas que Ele nunca te fez. Além do mais, Ele não te deve nada (leia mais aqui)! 

Abraços fraternos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela é super importante! Comente esse texto!